Disciplina Curricular
Gestão de Sistemas de Energia GSEne
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE 2021
Contextos
Grupo: MEGE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Termodinâmica, Electromagnetismo, Matemática Computacional, Programação.
Objectivos
Dotar os alunos com os conceitos necessários para a modelação, conceção e otimização do funcionamento de um sistema de energia a diferentes escalas temporais e espaciais; Realizar a análise integrada de toda a cadeia dos sistemas energéticos, desde a procura, conversão e armazenamento até à geração. Implementar gestão dos sistemas de energia, com base na digitalização dos sistemas de energia, da gestão ativa da procura, com a integração de sistemas de armazenamento, a implementação de programas de eficiência energética e a aplicação de novos modelos de negócio no sector da gestão de energia.
Programa
1 – Introdução aos sistemas de energia. Revisão de conceitos e definições. Ferramentas de representação de sistemas de energia. 2 – Modelação de serviços de energia em diferentes sectores (edifícios, transportes, indústria, agricultura). 3 – Introdução às ferramentas de análise de sistemas de energia (simulação e otimização). 4 – Aplicação de ferramentas a múltiplas escalas espaciais e temporais. 5 - Modelação física de sistemas de sistemas de energia: modelos de balanço de energia, modelos de equações diferencias, modelos equivalentes. 6 – Modelação com base em dados de sistemas de energia (estatísticos, aprendizagem máquina). 7 – Algoritmos de gestão de energia para optimização do consumo de energia, emissões, custo. 8 - Mercados de energia, contratos de energia e novos modelos de negócio 9 – Desenvolvimento de ferramenta de gestão de energia (diferentes aplicações)
Metodologia de avaliação
Avaliação por projecto computacional individual (40%), apresentação (10%) e dois mini-testes (50%) .
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador (p.e. criatividade, pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas). Competências Interpessoais (p.e. apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, etc.).
Componente Laboratorial
Não tem componente laboratorial.
Componente de Programação e Computação
Utilização de um IDE (Integrated Development Environment), Algoritmos, Programas, Análise da complexidade de algoritmos.
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.