Disciplina Curricular

Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável SIDS

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE

Contextos

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação Comum > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Último ano de curso de Mestrado em engenharia ou arquitetura.

Objectivos

Contributos da engenharia para a Inovação e para o Desenvolvimento Sustentável, com enfoque explícito nos aspetos multidisciplinares. Casos de inovação de todo o mundo e de Portugal: oportunidades e prospetivas. Visão geral da Inovation, abordagem histórica e tendências futuras. Exploração da inovation e da produtividade, com visões sobre desenvolvimentos de produto e de processo. Exploração da inovação e da mudança organizacional. Desenvolvimento sustentável em diferentes sistemas (territorial, produtivo, de serviços, ambiental) e visão geral técnica e sócio-técnica.

Programa

Perspectiva histórica da Inovação; Capital humano e inovação; Políticas públicas; Ciência e tecnologia; Tecnologias da informação; Mudanças sociais; Propriedade Industrial; Criação de novas empresas; Casos de inovação: sucessos e fracassos; Inovação de produtos, processos e organizacionais; Desenvolvimento sustentável e pegada ecológica. Cidades em rede. Mobilidade. Necessidades de água e sua distribuição. Desertificação. Metabolismos económicos. Recursos, resíduos e reciclagem. Logística inversa. Energia. Balanço global da energia. Energias renováveis. O Mar: seu potencial e sustentabilidade de recursos.

Metodologia de avaliação

Monografia individual - texto escrito com uma extensão de 2500 - 5000 palavras incluindo referências de revistas científicas recomendadas sobre um tema de inovação e/ou desenvolvimento sustentável Trabalho de grupo (Projeto) - apresentação oral e discussão durante o semestre ('pitch presentation' em Novembro and apresentação final em Dezembro) e relatório final (10000 a 12000 palavras) submetido no início de Janeiro, realizado por um grupo de três estudantes sobre uma tema previamente aceite de uma lista proposta pelos professores coordenadores. A participação nos Seminários é registada em cada sessão através um Google Form Nota Final = 40% (Monografia individual) + 40% (Trabalho de Grupo) + 10% (Participação) + 10% (competências transversais) Participação Mínima = 75% do número total de sessões que incluem a apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.

Componente de Competências Transversais

Competências intra e interpessoais, auto-disciplina e auto-motivação desenvolvidas através das apresentações orais e escritas do trabalho de grupo (projeto). Cidadania global desenvolvida através do respeito da diversidade e da compreensão intercultural (grupos de alunos de diferentes nacionalidades e escolas). Literacia sobre informação e media desenvolvida através da pesquisa e análise de informação da internet e media. A percentagem da avaliação destas competências transversais é de 10% da nota final. componente de competências transversais - 10%.

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre