Disciplina Curricular
Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável SIDS
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Contextos
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação Comum > Opções
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Último ano de curso de Mestrado em engenharia ou arquitetura.
Objectivos
Contributos da engenharia para a Inovação e para o Desenvolvimento Sustentável, com enfoque explícito nos aspetos multidisciplinares. Casos de inovação de todo o mundo e de Portugal: oportunidades e prospetivas. Visão geral da Inovation, abordagem histórica e tendências futuras. Exploração da inovation e da produtividade, com visões sobre desenvolvimentos de produto e de processo. Exploração da inovação e da mudança organizacional. Desenvolvimento sustentável em diferentes sistemas (territorial, produtivo, de serviços, ambiental) e visão geral técnica e sócio-técnica.
Programa
Perspectiva histórica da Inovação; Capital humano e inovação; Políticas públicas; Ciência e tecnologia; Tecnologias da informação; Mudanças sociais; Propriedade Industrial; Criação de novas empresas; Casos de inovação: sucessos e fracassos; Inovação de produtos, processos e organizacionais; Desenvolvimento sustentável e pegada ecológica. Cidades em rede. Mobilidade. Necessidades de água e sua distribuição. Desertificação. Metabolismos económicos. Recursos, resíduos e reciclagem. Logística inversa. Energia. Balanço global da energia. Energias renováveis. O Mar: seu potencial e sustentabilidade de recursos.
Metodologia de avaliação
Monografia individual - texto escrito com uma extensão de 2500 - 5000 palavras incluindo referências de revistas científicas recomendadas sobre um tema de inovação e/ou desenvolvimento sustentável Trabalho de grupo (Projeto) - apresentação oral e discussão durante o semestre ('pitch presentation' em Novembro and apresentação final em Dezembro) e relatório final (10000 a 12000 palavras) submetido no início de Janeiro, realizado por um grupo de três estudantes sobre uma tema previamente aceite de uma lista proposta pelos professores coordenadores. A participação nos Seminários é registada em cada sessão através um Google Form Nota Final = 40% (Monografia individual) + 40% (Trabalho de Grupo) + 10% (Participação) + 10% (competências transversais) Participação Mínima = 75% do número total de sessões que incluem a apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.
Componente de Competências Transversais
Competências intra e interpessoais, auto-disciplina e auto-motivação desenvolvidas através das apresentações orais e escritas do trabalho de grupo (projeto). Cidadania global desenvolvida através do respeito da diversidade e da compreensão intercultural (grupos de alunos de diferentes nacionalidades e escolas). Literacia sobre informação e media desenvolvida através da pesquisa e análise de informação da internet e media. A percentagem da avaliação destas competências transversais é de 10% da nota final. componente de competências transversais - 10%.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.