Disciplina Curricular

Projeto em Engenharia e Gestão de Energia 2 PEGE-2

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE 2021

Contextos

Grupo: MEGE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Projeto > Opções

Período:

Grupo: MEGE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Projeto > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Frequência do Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia

Objectivos

O objetivo do Projeto em Engenharia e Gestão de Energia 2 deve representar uma evolução relativamente a PEGE-1 em termos de abrangência e complexidade. O objetivo do Projeto em Engenharia e Gestão de Energia 2 visa que o aluno desenvolva um projecto individual na área de Engenharia e Gestão da Energia, do seu interesse. Pretende-se que o aluno desenvolva competências relacionadas com a análise do estado da arte sobre um tópico, através de revisão bibliográfica, com a apreensão de novos conceitos, com o desenvolvimento de novo conhecimento (numa perspectiva analítica e de investigação), e com a capacidade de síntese e de comunicação (através de um relatório inovador, estruturado e bem comunicado).

Programa

Desenvolvimento de um projecto individual na área da Engenharia e Gestão da Energia num tema a propor pelo aluno, com apoio de um orientador da área da Engenharia e Gestão e acompanhamento de um supervisor técnico, da área da Energia. O desenvolvimento do projeto segue as seguintes étapas: 1. Escolha e validação do Tema do Projeto e da Supervisão 2. Elaboração de Revisão Bibliográfica 3. Investigação, Experimentação e Escrita 4. Análise de Dados e Conclusões 5. Elaboração de Relatório Interino (opcional) 6. Entrega do Projeto Final 7. Discussão do Projeto

Metodologia de avaliação

O projeto é avaliado por um júri constituído pelos professores que acompanham o projeto, usando ficha própria. Os critérios utilizados na avaliação são: 1. Clareza e qualidade da escrita, 2. Relevância do tema para a área de engenharia e gestão da energia, 3. Capacidade revelada para aplicar conhecimentos, 4. Rigor científico/técnico do conteúdo, 5. Complexidade do tema e resultados obtidos.

Componente de Competências Transversais

• Pensamento Crítico e Analítico: Capacidade de analisar informações complexas e tomar decisões fundamentadas. • Resolução de Problemas: Aptidão para identificar e abordar desafios específicos na engenharia de energia de maneira inovadora. • Adaptabilidade e Inovação: Capacidade de se adaptar a mudanças e integrar tecnologias inovadoras no desenvolvimento do projeto.

Componente Laboratorial

Depende da especificidade de cada projecto, sendo definida com orientadores.

Componente de Programação e Computação

Depende da especificidade de cada projecto, sendo definida com orientadores.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2022/2023 - 1º semestre