Disciplina Curricular
Dissertação em Engenharia e Gestão da Energia DEGE
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Contextos
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Dissertação
Período:
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Dissertação
Período:
Peso
30.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Recomenda-se que o aluno tenha completado um mínimo de 60 ECTS.
Objectivos
A dissertação é um projeto com a duração de um semestre enquadrável em uma de três modalidades: 1. Tese científica, 2. Projeto em empresa e 3. Projeto SCOPE. Os objetivos de aprendizagem dependerão do projeto de tese específico, mas, em geral, os estudantes deverão: - aplicar os conhecimentos adquiridos no mestrado no desenvolvimento de um projeto científico, tecnológico ou de gestão. - estender os seus conhecimentos a áreas não cobertas no mestrado necessárias para desenvolver o projecto de tese. - pesquisar, obter, compilar e resumir informações (científicas, técnicas, legislação, entrevistas, inquéritos) relevantes para o projeto. - planear e executar experiências, analisar e interpretar dados, desenvolver modelos matemáticos, realizar simulações em computador. - desenvolver competências intrapessoais, interpessoaias e de pensamento crítico e inovador. - escrever e apresentar oralmente e discutir uma dissertação.
Programa
A dissertação é definida inicialmente pelos orientadores ou sob orientação dosmesmos. A dissertação pode ser realizada no IST ou fora do IST (universidades, centros de investigação ou empresas, em Portugal ou no exterior). As seguintes modalidades são possíveis: 1. Tese científica: uma análise profunda e academicamente rigorosa de um desafio científico, tecnológico ou da área de gestão. Pode incluir trabalho experimental e/ou computacional. 2. Projeto em empresa: projeto individual focado num desafio específico apresentado pela empresa anfitriã que requer uma solução ou análise vocacionada para uma implementação a curto prazo. 3. Projeto SCOPE: trabalho em equipa multidisciplinar com base em problemas/desafios reais e complexos apresentados por empresas ou instituições e que exigem contribuições de alunos de diferentes cursos do IST/ULisboa.
Metodologia de avaliação
Avaliação do desempenho do aluno, avaliação do documento de dissertação e apresentação/discussão pública frente a um júri de acordo com as normas das legislação portuguesa.
Componente de Competências Transversais
Durante o desenvolvimento e avaliação da dissertação, os alunos têm a oportunidade de trabalhar diferentes conjuntos de Competências Transversais. Embora a natureza destas competências dependa do projeto de tese específico, em geral os alunos terão a oportunidade de desenvolver: i) Pensamento Crítico e Inovador (Criatividade, Estratégias de Resolução de Problemas); ii) Habilidades Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, preserverança, motivação pessoal) e iii) Habilidades Interpessoais (comunicação, organização, decisão, iniciativa, apresentação oral, redação). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser de cerca de 30%.
Componente Laboratorial
Depende do tópico da dissertação.
Componente de Programação e Computação
Depende do tópico da dissertação.
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.