Disciplina Curricular
Conversores Comutados para Energias Renováveis CCER
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Contextos
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Energias Renováveis > Formação Complementar a Energias Renováveis > Opção
Período:
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Armazenamento de Energia > Formação Especializada em Armazenamento de Energia > Opção
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conceitos básicos de eletrotecnia e de eletrónica
Objectivos
Dimensionar e comandar conversores dc-ac elevadores isolados e não isolados para aplicações em energia fotovoltaica. Dimensionar e comandar conversores multinível para interligação dc a alta tensão de sistemas de produção eólica a redes eléctricas. Dimensionar e comandar conversores matriciais para interface de geração renovável eólica e fotovoltaica. Dimensionar e comandar associações de conversores e conversores matriciais para sistemas de armazenamento de energia eléctrica
Programa
1 - Estruturas, comando e regulação de conversores dc-ac elevadores de dois estágios e de um estágio para geração fotovoltaica. Isolamento galvânico por transformador de baixa e alta frequência. Conversão polifásica em tensão e em corrente. 2 - Estruturas, comando e regulação de conversores multinível (NPC, condensadores flutuantes, modulares em meia ponte, ponte completa, 3 níveis). Conversores para alta tensão. Aplicações de conversores com grande número de níveis no transporte de energia eléctrica de geração renovável em dc em alta tensão. HVDC de corrente (CSC-HVDC) e de tensão (VSC-HVDC). 3 - Estruturas de conversores matriciais (directos, indirectos, esparsos). Comando e regulação de conversores matriciais. 4 - Aplicações na produção de origem eólica com máquinas de indução duplamente alimentadas e na produção fotovoltaica com estágio único. 5 - Aplicações de conversores e associações de conversores no armazenamento e condicionamento de energia eléctrica de geração renovável.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação continua/50% de avaliação não continua
Componente de Competências Transversais
É utilizada uma estratégia de ensino interativa e de avaliação contínua para realização do projeto, simulação e experimentação de conversores comutados para energias renováveis. As competências transversais, nomeadamente, pensamento crítico e inovador, pensamento estratégico, pensamento analítico-crítico, criatividade na identificação de objetivos, estratégias de resolução de problemas e planificação do trabalho, são desenvolvidas ao longo das aulas e avaliadas nas componentes de avaliação: relatórios, testes e exame. As competências interpessoais são desenvolvidas, em particular na componente laboratorial, através da realização de trabalhos em grupo, comunicação oral e escrita e preparação de relatórios. A literacia da informação é desenvolvida através da procura da informação e da estruturação e planeamento de relatórios. Esta abordagem de ensino tem como objetivo promover a capacidade de trabalho, a liderança e interação de estudantes em grupos heterogéneos. A apreciação das competências transversais terá o peso de 10% da nota final.
Componente Laboratorial
A componente laboratorial inclui trabalhos de simulação e ensaios laboratoriais de conversores comutados para energias renováveis. Existe um guia de laboratório para cada um dos trabalhos, que são realizados em grupos. No final de cada sessão laboratorial os alunos deverão entregar / submeter online os relatórios realizados durante a sessão laboratorial, contendo os resultados obtidos e a respetiva discussão, incluindo comparação com resultados de simulação e teóricos. A avaliação individual é efetuada com base no conhecimento mostrado durante a realização da sessão laboratorial e na classificação obtida nos relatórios.
Componente de Programação e Computação
São utilizadas ferramentas de programação e computação para realizar os trabalhos de simulação de conversores comutados para energias renováveis. Na realização destes trabalhos o aluno desenvolve e usa as competências de abstração, decomposição, generalização, raciocínio algorítmico, automação e depuração. Estas competências são avaliadas principalmente na componente laboratorial.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.