Disciplina Curricular
Design Ambiental I DAmb-I
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Promover a formação básica em arquitectura bioclimática. Entender o seu contributo como factor essencial a um desenvolvimento sustentável. Sublinhar a importância da arquitectura como resposta eficiente aos problemas de: a) manutenção do conforto ambiental e satisfação do utilizador do ponto de vista térmico, lumínico e acústico; b) consumo energético em edifícios e suas consequências em termos ecológicos e económicos. Identificar, analisar e aplicar estratégias de design ambiental no projecto de reabilitação e nova construção. O enfoque da disciplina é essencialmente na escala da edificação, precedendo e dando enquadramento à disciplina de Design Ambiental II, que aborda a escala urbana.
Programa
INTRODUÇÃO: Meio ambiente, uso de energia e design de arquitectura. TÉRMICA: Estratégias de design passivo de aquecimento e arrefecimento. Ventilação e qualidade do ar. Critérios de conforto térmico. Integração de sistemas activos de baixo consumo energético. Análise de casos de estudo, com utilização de software apropriado. ILUMINAÇÃO: Iluminação natural em Arquitectura: função, conforto, estética e eficiência energética. Tecnologias de design de iluminação natural e artificial. Relação entre iluminação e térmica de edifícios: compromissos a nível do design passivo e activo. Relação entre o uso de iluminação natural e os sistemas de iluminação artificial. ACÚSTICA: Design de Arquitectura e optimização acústica. Análise de casos de estudo.
Metodologia de avaliação
A unidade curricular beneficia ainda dos meios disponibilizados pelo do ISTAR – Laboratórios IST de Investigação em Arquitetura. A avaliação contínua resulta de um conjunto de exercícios teóricos (reflexão e aprofundamento de conceitos) e práticos (confronto com situações reais), desenvolvidos ao longo do semestre em estreita relação com a UC de Projeto de Arquitetura IV, disponibilizando ao aluno múltiplas oportunidades de exercitar/demonstrar as capacidades adquiridas e de correcção atempada do seu percurso.