Disciplina Curricular
Engenharia de Tráfego Rodoviário ETR
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Para alunos admitidos ao Mestrado em Sistemas de Transporte, não há requisitos adicionais. Para outros estudantes, um bacharelado completo em qualquer curso de engenharia no IST, ou planeamento urbano, geografia, economia, com pelo menos 24 ECTS em matemática, física, estatística e/ou ciência da computação.
Objectivos
1. Proporcionar aos alunos os conhecimentos fundamentais da teoria de fluxos de veículos e peões e o domínio das técnicas de cálculo e modelação fundamentais de engenharia de tráfego rodoviário (ETR) 2. Ensinar os procedimentos de cálculo macroscópico de capacidade e de nível de serviço (desempenho) das vias interurbanas e urbanas (incluindo para as redes cicláveis e pedonais) 3. Introduzir os alunos à modelação microscópica do tráfego urbano e utilização de software de microssimulação 4. Proporcionar aos alunos os fundamentos de segurança rodoviária
Programa
Módulo A – Fundamentos de ETR i. Conceitos básicos ii. Observação, registo e representação de sistemas de tráfego iii. Relações fundamentais da ETR e correntes de tráfego iv. Filas de espera e propagação de perturbações Módulo B - Capacidade e Níveis de Serviço (NS) dos principais elementos da rede viária interurbana i. Conceitos e fatores de desempenho ii. Estradas de 2 vias iii. Autoestradas (secção corrente, entrecruzamento, ramos de ligação) Módulo C - Capacidade e NS dos principais elementos das redes viárias urbanas i. Conceitos e Fatores de desempenho de arruamentos, vias cicláveis e espaços pedonais ii. Capacidade e NS de interseções prioritárias e rotundas iii. Planeamento, capacidade e NS de interseções semaforizadas iv. Coordenação de sinais luminosos Módulo D – Introdução à modelação microscópica i. Modelos de mudança de via, gap-acceptance, car-following ii. Construção de modelos de simulação simples Módulo E – Fundamentos de segurança rodoviária
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, no desenvolvimento do projeto; e Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) no desenvolvimento do projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
ETR terá uma componente de laboratório computacional em que os alunos terão uma introdução à microssimulação de tráfego rodoviário, através da aplicação a casos práticos de interseções ou arruamentos urbanos. O software utilizado será o AIMSUN (Siemens) ou VISSIM (PTV) cujas as licenças de ensino serão atribuídas pelo docente responsável nas aulas de tutorial.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.