Disciplina Curricular

Modelação e Planeamento de Recursos Hídricos MPRH

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE

Contextos

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Energias Renováveis > Formação Complementar a Energias Renováveis > Opção

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Conhecimento adquirido na UC de Hidrologia e Recursos Hídricos do IST ou numa UC em tudo equivalente, incluindo todos os conceitos e modelos relacionados com a análise estatística de séries temporais hidrológicas. Capacidade de execução e de implementação de algoritmos numéricos. Amplo conhecimento das ferramentas do Excel. Conhecimento de linguagem de programação e aptidão para desenvolver programas computacionais (desejável)

Objectivos

Proporcionar conhecimento e formação complementar relacionada com a Hidrologia, com ênfase para a análise de cheias, para o desenvolvimento de modelos hidrológicos de transformação da precipitação em escoamento, para a propagação de cheias em canais naturais e para a utilização de software de modelação hidrológica. Proporcionar formação específica em Planeamento de Recursos Hídricos relacionada com conceitos gerais sobre instrumentos do planeamento, com a análise económica de projetos alternativos, com a geração de séries sintéticas de caudais, com o dimensionamento de albufeiras e com as intervenções em áreas inundáveis. Apresentar conceitos relacionados com as mudanças climáticas e com a sua influência na disponibilidade hídrica e nos critérios de projeto no âmbito dos recursos hídricos superficiais

Programa

Análise de hietogramas e de hidrogramas. Escoamento direto e de base. Curvas de recessão do escoamento de base. Precipitação útil e de perdas da precipitação. Modelo do SCS para as perdas de precipitação e relevância do número de escoamento Precipitações intensas e construção de hietogramas de projeto. Modelo do hidrograma unitário – métodos diretos e indiretos. Modelos de transformação da precipitação em escoamento. Modelos de propagação de cheias em canais naturais. Sistemas de bacias hidrológicas interligadas. Modelos HEC-HMS e HEC-RAS. Fases do planeamento de recursos hídricos. Critérios de análise económica aplicados à seleção de projetos alternativos. Séries sintéticas de escoamento, seu papel no planeamento de recursos hídricos e sua geração. Dimensionamento e análise de desempenho de albufeiras. A estacionaridade das séries hidrológicas e as mudanças climáticas. Deteção de tendências. Introdução de tendências em valores de projeto.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

Ao executar trabalhos obrigatórios da UC os alunos têm de trabalhar em equipa e demonstrar disciplina e perseverança para acompanhar a lecionação da matéria e para concluir as diferentes tarefas e respetivos prazos. Estima-se que cerca de 5% da avaliação se refira a competências transversais.

Componente Laboratorial

O curso possui uma forte componente prática, mediante utilização praticamente contínua de meios informáticos pelo as aulas têm em necessariamente de ser lecionadas em salas dispondo de computadores, que, além do mais, permitam o acesso a softwares de utilização livre. Ao longo do curso os alunos aplicam conceitos teóricos antecedentes e novos a situações reais de projeto relacionadas com a avaliação e a caracterização das disponibilidades hídricas de superfície e com o dimensionamento e a otimização de sistemas de recursos hídricos, também em contextos de mudança climática.

Componente de Programação e Computação

Não obstante a UC contribuir para desenvolver e cimentar as competências de programação e computação, não atribui créditos às mesmas. Embora o processamento de dados e o desenvolvimento de modelos possam ser realizados com funções do Excel, os alunos são convidados a tentar desenvolver e implementar procedimentos computacionais.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre