Disciplina Curricular
Hidráulica II H-II
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Frequência de Hidráulica I
Objectivos
O aluno deverá ficar a conhecer os fundamentos dos escoamentos uniformes e permanentes, unidimensionais, em superfície livre, em canais com leito fixo ou móvel, bem como escoamentos através de orifícios e descarregadores. Deverão ser capazes de resolver os problemas que se colocam em canais de perfil longitudinal complexo. Deverá ainda adquirir as noções básicas relativas aos transporte de sedimentos em curso de água e ao funcionamento e utilização de turbomáquinas hidráulicas (turbinas e bombas)
Programa
ESCOAMENTOS COM SUPERFÍCIE LIVRE: Regime uniforme: distribuição de velocidades numa secção transversal; resistência ao escoamento; secções compostas e mistas. Teorema de Bernoulli e energia específica. Quantidade de movimento total. Número de Froude e controlo do escoamento. Regolfo com caudal constante. Singularidades de canais. Ressalto hidráulico. Cálculo de curvas de regolfo. ESCOAMENTOS EM CANAIS DE LEITO MÓVEL: Configurações de fundo e resistência ao escoamento. Dimensionamento de canais estáveis. Transporte sólido: caudal sólido por arrastamento e em suspensão. ESCOAMENTOS POR ORIFÍCIOS E DESCARREGADORES: Tipos e leis de vazão. TURBOMÁQUINAS HIDRÁULICAS: Introdução e classificação. Tipos de bombas. Curvas características de bombas e de instalações. NPSH. Escolha de bombas. Tipos de turbinas. Dominios de aplicação. Rendimento. Semelhança. Número específico de rotações. Diagramas em colina. Modos de funcionamento.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC de Hidráulica II contempla as seguintes competências transversais: – desenvolvimento de competências interpessoais (i.e. comunicação e escrita e de trabalho em equipa) na realização do computacional, com um peso de 1/5 na avaliação desta componente, ou seja, 2% da avaliação total. – desenvolvimento de competências intrapessoais (i.e. proatividade, motivação intrínseca e produtividade e gestão do tempo), componente de difícil quantificação em termos de avaliação total da UC. - julga-se que, no seu conjunto, a avaliação das competências transversais deverá correponder a 5% da avaliação total.
Componente Laboratorial
São organizadas sessões de demonstração de trabalhos práticos no Laboratório de Hidráulica e Ambiente (LHA) do DECivil. Os alunos devem ler a descrição e as instruções dos trabalhos previamente à sessão de laboratório. Um dos mini-testes versará sobre os trabalhos de laboratórios apresentados.
Componente de Programação e Computação
Será realizado um trabalho em grupo de 2 alunos sobre a integração numérica das equações diferenciais das curvas de regolfo em canais prismáticos e não prismáticos. Essa componente de avaliação corresponde a 0,9 créditos ECTS.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.