Disciplina Curricular
Operações em Sistemas Multifásicos OSM
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Descrição dos pré-requisitos sugeridos para frequentar a unidade curricular. (max. 1000)
Objectivos
Caracterizar sólidos subdivididos e sua relação com um campo de forças, e aplicar estes conhecimentos à análise e dimensionamento de equipamentos. Calcular perdas de carga em leitos porosos, dimensionar e analisar o desempenho de elutriadores, decantadores, filtros, e ~reatores de leito fixo e de leito fluidizados. Relacionar as perdas de carga por atrito com Re e aplicar esses conceitos ao dimensionamento de equipamentos de separação
Programa
Caracterização de fases dispersas: diâmetros e forma das partículas. Peneiração e diâmetros característicos. Conceitos de velocidade terminal e sua aplicação à separação de sólidos. Dimensionamento de equipamentos: Transporte pneumático, Elutriadores, decantadores, sedimentadores Perdas de carga por atrito em meios porosos em diferentes regimes. Dimensionamento de equipamentos característicos com aplicação a casos de estudo na indústria quimica, nomeadamente: reatores de leito poroso (fixos e fluidizados). Conceitos de filtração, teoria da filtração e dimensionamento de filtros. Ciclones, hidrociclones e dimensionamento. Despoeiramento. Operações gás-líquido: colunas de bolhas, air-lifts, tanques com agitação e arejamento.
Metodologia de avaliação
A UC é avaliada por exame (50%), Qualidade (relatório e discussão) dos trabalhos realizados em laboratório e Aspen (50%).
Componente de Competências Transversais
Os estudantes devem desenvolver um pensamento crítico e adotar uma atitude inovadora na abordagem á resolução de problemas. Os estudantes são desafiados a encontrar informação relevante e a procederem à sua análise crítica para a resolução de problemas reais encontrados na indústria química ou instalações piloto. O regime de aula visa também desenvolver valências relacionadas com trabalho de equipa, tomada de decisão e capacidade de argumentação. 10%C
Componente Laboratorial
•Laboratório (2 de 3 trabalhos). O aluno seleciona 2 de 3 temas e desenvolve trabalhos de laboratório, que visam ilustrar uma operação de separação envolvendo fases dispersas e recolher dados que permitirá aos alunos resolverem alguns dos problemas que lhe sáo apresentados no decorrer do semestre.
Componente de Programação e Computação
Simulação de operações em Aspen
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.