Disciplina Curricular

Química Orgânica QO

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Não aplicável

Objectivos

Proporcionar aos alunos uma visão dos conceitos fundamentais e da metodologia de base em Química Orgânica, bem como da reatividade dos principais tipos de compostos orgânicos. Prever e utilizar tecnicamente as propriedades dos compostos orgânicos. Os conhecimentos por parte dos alunos da estrutura e comportamento das diferentes classes de compostos orgânicos permite-lhes a resolução de inúmeros problemas, que vão desde a identificação de compostos orgânicos à síntese de novos materiais ou transformação dos já existentes. Permite-lhes também uma melhor compreensão dos fenómenos ambientais e biológicos ao nível molecular.

Programa

Introdução. Estrutura electrónica e molecular dos compostos orgânicos. Aromaticidade. Acidez e basicidade. Estereoquímica. Substituição Nucleófila em carbono saturado e eliminação. Alcenos e Alcinos. Adição a ligações duplas e triplas. Aldeídos e Cetonas. Adição a grupos carbonilo. Substituição em grupo carbonilo com perda de oxigénio carbonílico. Oxidação e redução. Reacções no carbono alfa. Condensações aldólicas Derivados de ácido carboxílico. Substituições em grupos carbonilo Adição conjugada. Condensações de Claisen Aromáticos. Substituição Electrófila Aromática. Reacções de cadeia lateral. Reacções radicalares

Metodologia de avaliação

Exame escrito 50%+ componente laboratorial 30%+ Projecto 20%

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações de trabalhos; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, , nas apresentações e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media, nas apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

Semana1 - Apresentação Semana2+3 - 1º Trabalho (turnos A e B) Semana4+5 - 2º Trabalho (turnos A e B) Semana6+7 - 3º Trabalho (turnos A e B) O trabalho é feito por grupos de 2 alunos. Cada grupo terá que preencher um pré relatório e entregá-lo antes da aula. Na semana seguinte ao trabalho os grupos deverão entregar um relatório do trabalho. No final haverá uma discussão sobre os trabalhos e relatórios. Os trabalhos a efectuar serão adaptados a uma UC laboratorial na área da Química Orgânica.

Componente de Programação e Computação

Pequeno projecto relativo a pesquisa de vias de síntese de um composto orgânico (Reaxys) Observação de estrutura (2D e 3D) e apoio na aprendizagem de nomenclatura (ChemDraw)

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre