Disciplina Curricular
Catálise e Processos Catalíticos CPC
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos a nível de 2º ciclo.
Objectivos
O objectivo desta unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos e competências nas áreas da catálise heterogénea e catálise homogénea.
Programa
Introdução à Catálise: revisão geral de reactividade química e do conceito de barreira de activação. O fenómeno da catálise visto ao nível molecular. Principais tipos de catálise (ácida, básica, redox, etc…). Catálise homogénea e catálise heterogénea. Electro-catálise. Foto-catálise. Biocatálise. A importância da catálise no ser vivo. Catálise Heterogénea: Conceitos básicos de catálise heterogénea; Conceitos de preparação de catalisadores heterogéneos; Transferência de massa e energia em catálise heterogénea; Mecanismos e cinética em catálise heterogénea; Caracterização de centros activos; Zeólitos e catálise com zeólitos Catálise Homogénea: Principais tipos de catálise homogénea. Tipo de catalisadores: compostos de coordenação e compostos orgânicos. Processos catalíticos homogéneos de significado industrial
Metodologia de avaliação
Teste individual- 50% Avaliação contínua (50%): fichas individuais (30 %); Resolução autónoma de exemplos/projecto em grupo de 2-3 elementos com ou sem recurso ao software EXCEL, incluindo uma apresentação oral (20%)
Componente de Competências Transversais
Competências interpessoais e intrapessoais: oral, organizacional e de trabalho em equipa (prazo limitado para entrega, trabalhos em grupo, apresentação de trabalhos em grupo). Estima-se que cerca de 5 % da avaliação incidirá sobre competências transversais.
Componente Laboratorial
NA
Componente de Programação e Computação
Excel
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.