Disciplina Curricular
Petroleo e Gás PG
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Contextos
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Combustíveis > Formação Especializada em Combustíveis > Opção
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta disciplina o aluno toma conhecimento dos conceitos básicos da Engenharia de Reservatórios. Esta disciplina fornece ao aluno fica as componentes fundamentais de toda a cadeia científica, técnica e tecnológica da engenharia de reservatórios, desde as etapas de prospecção, avaliação, desenvolvimento, exploração até à gestão dos reservtórios ao longo do tempo. Além disso o aluno fica com a noção das diferentes metodologias de abordagem daquela cadeia aos diferentes tipos de reservatórios petrolíferos ligados à sua génese ( que aprendeu na geologia de reservatórios)..
Programa
A natureza dos reservatórios de Petróleo e Gás. Conceitos básicos de Geologia de Petróleos: a génese dos hidrocarbonetos, processos e condições gerais de formação. Bacias Sedimentares, geologia estrutural, tipos de armadilhas e exemplos ilustrativos. Caracterização dos vários tipos de reservatórios: Clásticos e Carbonatados. As Propriedades das Rochas-reservatório: Porosidade, Permeabilidade, Saturações de Fluidos, Molhabilidade. Conceitos Básicos para o Cálculo de Reservas: métodos de avaliação das formações, mapas e perfis geológicos, caracterização das propriedades petrofisicas, exemplos práticos de aplicação. As propriedades dos Fluidos. O Grau API, o Factor de Volume da Formação, a Razão Gás/Óleo , a Razão Àgua/ Óleo. Composição e propriedades dos Hidrocarbonetos , Características essenciais dos diferentes Sistemas , Diagramas de Fase e Exemplos Práticos. Métodos de recuperação do Petróleo e Gás: quantificação dos Factores de Recuperação e regimes de Escoamento dos fluidos. O Balanço de Massas aplicado aos Reservatórios de Fluidos, os Mecanismos de Drenagem, a Produção de Hidrocarbonetos e a Utilização do Petróleo e Gás.
Metodologia de avaliação
A avaliação consiste num exame escrito.