Disciplina Curricular

Segurança e Higiene Industrial SHI

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE

Contextos

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de reatividade química,cinética,termodinâmica e física.

Objectivos

Dotar o aluno de conhecimentos que o capacitem a usar as ferramentas adequadas para: identificar os perigos existentes num processo industrial (químico, biológico ou outro); analisar os riscos derivados de cada tipo de perigo; avaliar os riscos para planear ações de prevenção ou mitigação. Dotar o aluno de conhecimentos que o capacitem a usar as ferramentas adequadas para: identificar perigos e riscos ocupacionais; desenhar medidas intrinsecamente seguras e boas práticas. O objetivo global desta UC é assim implemmentar a segurança industrial e a saúde no trabalho para diminuir o número de acidentes e o absentismos e em consequência promoverá o aumento da produtividade e o bem-estar dos trabalhadores.(max. 1000)

Programa

Introdução à segurança industrial e à segurança ocupacional.Conceitos de perigo e risco. Conceitos de prevenção e mitigação. Identificação dos tipos de perigos existentes em unidades industriais. Perigos comuns (electricidade, iluminação, calor, humidade, etc.) e perigos específicos dependentes do tipo de processo, isto é perigos químicos, físicos ou biológicos.Avaliação dos riscos industriais recorrendo a métodos de análise qualitativos ou semi-quantitativos (HAZOP, FMEA, PRHI, entre outros), visando a prevenção de acidentes industriais e/ou ocupacionais. Análise de acidentes industriais graves baseada na visualização de videos. Antecipação de cenários de acidente e medidas de prevenção e mitigação. Planeamento da Emergência.Directivas e legislação Europeia sobre segurança (Diretivas Seveso, REACH, GHS-CLP, etc). Gestão dos resíduos industriais perigosos como parte integrante da segurança industrial e sustentabilidade ambiental.

Metodologia de avaliação

Avaliação contínua, parametrizada por participação na aula e questionários semanais (30%); Seminário sobre um tema no âmbito da segurança industrial/ocupacional, previamente validade pelo docente (30%). Teste escolha múltipla (40%).

Componente de Competências Transversais

Todas as valencias do pensamento critico e estruturado e literacia da informação e dos media. Estima-se que esta componenete contribua com cerca de 10% para a avaliação global.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre