Disciplina Curricular
Riscos Naturais e Tecnológicos RNT
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Contextos
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Analisar riscos emergentes e sistémicos, de um modo que facilite a adopção de processos de mudança tecnológica, minimizando as consequência negativas de riscos que ameaçam indivíduos e sociedades. A análise concentra-se em riscos tecnológicos e naturais, analisados em conjunto com riscos societais emergentes, incluindo o desemprego e riscos associados de desindustrialização. O objectivo final é contribuir para que os estudantes aprendam a conceber e planear praticas de engenharia em contextos de crescente incerteza, incluindo o projeto de estratégias de industrialização que considerem oportunidades associadas á mitigação de riscos energéticos e ambientais. Inclui a discussão de processos de envolvimento de diferentes atores (i.e., “stakeholders”), em particular com base em formas de comunicação de riscos.
Programa
1. Riscos tecnológicos e naturais; Riscos químicos e biológicos; Riscos industriais, segurança industrial e prevenção de perigos industriais; 2. Metodologias de análise e governança de riscos (International Risk Governance Council, http://www.irgc.org/risk-governance/irgc-risk-governance-framework/). Governança de riscos e dinâmica dos processos de mudança tecnológica. Redes de inovação e aprendizagem. 3. Trabalho de campo sobre riscos emergentes e sistémicos, com enfâse em instalações e regiões industriais e portos. 4. Comunicação de riscos, envolvimento de diferentes atores (i.e., “stakeholders”) e construção social de sistemas tecnológicos: relevância social.
Metodologia de avaliação
A disciplina tem base um projeto e inclui a analise pelos alunos de casos específicos envolvendo trabalho de campo. O tratamento metodológico segue praticas internacionais relevantes, sobretudo as desenvolvidas no contexto da OCDE e do International Risk Governance Council, IRGC (http://www.irgc.org/risk-governance/irgc-risk-governance-framework/ ).