Disciplina Curricular

Empreendedorismo de Base Tecnológica EBT

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE

Contextos

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre

Período:

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Objectivos

Apreender: (1) o processo de reconhecimento de oportunidades e análise de atividades de base tecnológica; (2) os principais critérios de análise para avaliar as necessidades/oportunidades de mercado; (3) os procedimentos necessários para proteger a propriedade intelectual ligada à ideia de negócio; (4) as ferramentas financeiras necessárias para analisar prever a viabilidade do projecto; (5) os tipos de parceiros e alianças centrais ao sucesso do empreendimento. (6) as várias fontes de financiamento do projecto; (7) o papel das equipas e o tipo de parceiros que devem integrá-la; (8) os aspectos organizacionais relativos às atividades de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos e serviços; (9) Desenvolver / apresentar um plano de negócios completo e prático sobre o desenvolvimento de um produto e potencial criação de uma empresa/organização.

Programa

Semana #1: Introdução / Ideias Preliminares / Grupos Semana #2: Inovação e Empreendedorismo / Estudo de caso + Desenvolvimento de projetos Semana #3: Engenharia e impacto social / Estudo de caso + Desenvolvimento de projetos Semana #4: Modelo de Negócio, Plano de Negócios, Proposta de Valor / Apresentação e Discussão de Estudos de Caso Semana #5: Análise de Mercado (I) / Desenvolvimento de Projeto Semana #6: Análise de Mercado (II) / Desenvolvimento de Projeto Semana #7: Apresentação Intercalar (Plano de Oportunidades) Semana #8: Plano Financeiro (I) / Desenvolvimento do Projeto Semana #9: Plano Financeiro (II) / Desenvolvimento do Projeto Semana #10: Atividade prática de financiamento / "crowdfunding" Semana #11: Proteção da propriedade intelectual Semana #12: Desenvolvimento do projeto / Apoio/Tutoria (Gabinete) Semana #13: Comunicação, Narrativa e Storytelling Semana #14: Apresentações finais e discussão

Metodologia de avaliação

A avaliação envolve duas componentes: i) trabalho em equipa (desenvolvido em grupos de 4 elementos) e ii) trabalho individual. i) O trabalho em equipa implica: • 10% Apresentação e entrega de relatório intercalar (PPT) • 10% Apresentação de relatório final (PPT) • 60% Entrega de relatório final (PPT + 25 a 30 páginas) • 10% Apresentação de estudos de caso (um por grupo) durante o semestre (PPT) ii) A componente individual implica: • 10% discussões do projeto (semanais) em sala de aula

Componente de Competências Transversais

A estrutura do curso permite que os alunos desenvolvam competência sociais a vários níveis: (i) Pensamento crítico e inovador, exigindo criatividade, estratégia e novas abordagens para a resolução de problemas complexos ligados aos projetos finais; (ii) Competências interpessoais, dado que os estudantes fazem discussões orais semanais, trabalho em equipa e duas apresentações para avaliação; (iii) Competências intrapessoais, envolvendo liderança na equipa e motivação para o tópico - os alunos são também convidados a participar em competições externas, reforçando (ii) e (iii); finalmente (iv) Cidadania global pois a UC tem discutido a interação entre tecnologia, inovação social e inovação frugal, e tem dado enfoque à criação e difusão de produtos, modelos e programas replicáveis que mitiguem as necessidades sociais de indivíduos e comunidades vulneráveis no mundo (com o apoio de uma rede de parceiros nacionais/internacionais previamente estabelecida) -Total 50%.

Componente Laboratorial

Não se aplica.

Componente de Programação e Computação

Não se aplica.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre