Disciplina Curricular
Engenharia Económica EEco
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Contextos
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre
Período:
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação Comum > Opções
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Só para alunos que não frequentaram LEGI.
Objectivos
Aplicar métodos de análise económica a projetos de engenharia, - tais como valor atual, valor anual equivalente, taxa de retorno, custo de ciclo de vida, custo benefício-, para avaliar a viabilidade económica de um projeto, bem como comparar as alternativas. No fim do semestre, os alunos deverão ser capazes de: Utilizar conceitos elementares e ferramentas de análise financeira e engenharia económica; compreender que ferramentas utilizar em que situações; preparar um plano de investimento; fazer uma avaliação de uma decisão estratégica; compreender como suportar a escolha de um investimento ou projeto.
Programa
1. Introdução 2. Análise Financeira: A dimensão tempo e a atualização; Juros simples e compostos, nominais e reais, taxa efetiva e nominal 3. Indicadores e análise financeira 4. Avaliação e seleção de projetos e investimentos e introdução de novas tecnologias 5. Estimativas de custos 6. Elaboração de Planos de investimento
Metodologia de avaliação
A avaliação consistirá na realização de um projeto (80%), que consistirá num trabalho em grupo a ser entregue no final do período de aulas e que terá 2 apresentações ao longo do semestre. Haverá momentos de trabalho e entrega ao longo do semestre que contribuem para a avaliação continua (20%). Neste projeto espera-se que os alunos elaborem um plano de investimento, simulando uma situação real, pondo em prática o conteúdo da disciplina.
Componente de Competências Transversais
Esta UC irá desenvolver o Pensamento Crítico e Inovador, em todas as suas componentes: pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade e estratégias de resolução de problemas.Irá desenvolver as Competências Interpessoais, nomeadamente comunicação oral e escrita, pela apresentação dos projetos e o relatório, e o trabalho de equipa, uma vez que os projetos são elaborados em equipa. Também irá desenvolver algumas Competências Intrapessoais, nomeadamente a autodisciplina, entusiasmo, perseverança, auto motivação, e gestão de tempo ( 30 %).
Componente Laboratorial
Não se aplica.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.