Disciplina Curricular

Reactores de Fusão Nuclear RFN

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Grupo 2

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Geral: Garantir formação científica sólida num domínio com implicações societais profundas, nomeadamente na sustentabilidade e emergência climática, fornecendo um conjunto abrangente de conhecimentos que permitam apreender o estado da arte e acompanhar a sua evolução. Específico: Compreensão dos conceitos e princípios básicos da engenharia dos Reactores de Fusão Nuclear por confinamento magnético, desenvolvimento da capacidade de os aplicar ao dimensionamento, projecto e operação dos mesmos, servindo como base introdutória para UC's mais avançadas.

Programa

1. Energia de Fusão Nuclear: cenários energéticos para o séc. XXI; reacções de fusão nuclear e potência gerada; balanço de potência num reactor de fusão; projecto de um reactor de fusão simplificado. 2. Sistemas principais de um reactor: campos magnéticos e fontes; componentes estruturais, vácuo e injecção de gás; extração de potência e matéria; aquecimento do plasma; diagnósticos e controlo. 3. Operação de máquinas de fusão.

Metodologia de avaliação

100% avaliação contínua por séries de problemas e o desenvolvimento, apresentação e discussão de um mini-projecto científico.

Componente de Competências Transversais

A UC promove, através da exposição aos seus temas e da resolução prática de problemas, as competências de Pensamento crítico e inovador [Estratégias de resolução de problemas, Pensamento estratégico, Pensamento crítico, Criatividade], bem como de Competências intrapessoais [Motivação intrínseca, Produtividade e gestão de tempo]. Estas competências não são, porém, alvo de avaliação explícita. Na escrita, apresentação e discussão de problemas e mini-projecto, as Competências intra e interpessoais de Comunicação escrita e oral e a de Literacia da informação na Estruturação de documentos poderão ter um peso até 20%.

Componente Laboratorial

NA.

Componente de Programação e Computação

Poderá ter na componente contínua (nas séries de problemas e/ou no mini-projecto).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução