Disciplina Curricular

Física da Radiação FRad

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Grupo 2

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Familiarização com os processos de interacção da radiação com a matéria. Conhecer as aplicações dos mesmos a métodos de detecção, protecção e usos biomédicos e industriais da radiação. Promover acções "hands-on" em ambiente laboratorial de utilizações da radiação.

Programa

O que é a radiação? Perspetiva Histórica: De Roentgen a Rutherford: os primeiros modelos do átomo e do nucleo. A descoberta do zoo de partículas fundamentais. Interacçãoes fundamentais. Como é que a radiação interage com a matéria? Interações dos fotões com a matéria: efeito fotoelétrico, difusão de Compton e produção de pares, coeficientes de atenuação; interações das partículas carregadas com a matéria: a Equação de Bethe e Bloch, poder de paragem, alcance, pico de Bragg, Perda de energia por radiação e Energia critica. Como é produzida a radiação? O núcleo e a radiação nuclear, declínios radioativos. Excesso de massa. A actividade das fontes radioactivas. Produção de radioisótiopos. Equilíbrio radioativo. Reacções nucleares. Interações dos neutrões, produção e deteção, ativação. Aceleradores e raios cósmicos. Modelos nucleres: Modelo da Gota Líquida e Formula Semi Empírica da Massa; Modelo de camadas do núcleo, números mágicos, momento angular nuclear e da paridade. Aplicações.

Metodologia de avaliação

componente teórica: exame (50%) + componente laboratorial: relatórios e discussão (50%)

Componente de Competências Transversais

80% - Pensamento Crítico e Inovador 20% de entre Competências intrapessoais, Competências interpessoais e Literacia da informação.

Componente Laboratorial

A UC tem uma componente laboratorial para demonstração de conceitos da interação da radiação com a matéria e medição das suas caracteristicas.

Componente de Programação e Computação

A componente laboratorial faz uso de tecnologias de aquisição de dados onde é dado relevo ao tratamento de erros experimentais (erro estatístico e sistemático) e a métodos de ajuste linear, que são codificados pelos alunos, constituindo a base da análise crítica dos resultados obtidos e na sua comparação com os resultados esperados.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

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