Disciplina Curricular
Transições de Fase e Fenómenos Críticos TFFC
Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021
Contextos
Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Física Estatística; Mecânica Quantica I; Estado Sólido
Objectivos
Compreensão dos conceitos de fases e transições de fase e apreciar o papel das simetrias na sua classificação. Compreensão o conceito do limite termodinâmico. Reconhecer modelos canónicos e as suas propriedades. Apreciar a emergência de universalidade perto de pontos críticos.
Programa
1 - Termodinamica e estabilidade 2 - Simetria e Quebra Espontânea de Simetria 3 - Scaling 4 - Fases Ordenadas 5 - Grupo de Renormalização 6 - Transição de Kosterlitz–Thouless 7 - 2D Ising e Transições de Fase Quânticas
Metodologia de avaliação
50%: exame final. 30%: avaliação continua através de projectos em grupo e apresentações em aula. 20% avaliação continua através da resolução de séries de exercícios (em aula e/ou como trabalho de casa).
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, nas apresentações e projeto, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media,nas apresentações e projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
Esta UC não tem componente laboratorial.
Componente de Programação e Computação
Não há componentes substanciais de programação ou computação.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.