Disciplina Curricular

Transições de Fase e Fenómenos Críticos TFFC

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Grupo 2

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreensão dos conceitos de fases e transições de fase e apreciar o papel das simetrias na sua classificação. Compreensão o conceito do limite termodinâmico. Reconhecer modelos canónicos e as suas propriedades. Apreciar a emergência de universalidade perto de pontos críticos.

Programa

1 - Termodinamica e estabilidade 2 - Simetria e Quebra Espontânea de Simetria 3 - Scaling 4 - Fases Ordenadas 5 - Grupo de Renormalização 6 - Transição de Kosterlitz–Thouless 7 - 2D Ising e Transições de Fase Quânticas

Metodologia de avaliação

50%: exame final. 30%: avaliação continua através de projectos em grupo e apresentações em aula. 20% avaliação continua através da resolução de séries de exercícios (em aula e/ou como trabalho de casa).

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, nas apresentações e projeto, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media,nas apresentações e projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

Esta UC não tem componente laboratorial.

Componente de Programação e Computação

Não há componentes substanciais de programação ou computação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução