Disciplina Curricular

Fusão Nuclear FN

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Grupo 2

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Geral: Garantir formação científica sólida num domínio com implicações societais profundas, nomeadamente na sustentabilidade e emergência climática, fornecendo um conjunto de ferramentas de análise que permitam abordagens de inovação disciplinares ou interdisciplinares. Específico: Compreensão dos conceitos, princípios básicos e fenomenologia da física dos plasmas de Fusão Nuclear por confinamento magnético, desenvolvimento da capacidade de os aplicar à resolução de problemas, e alavancagem para prosseguir uma formação mais avançada.

Programa

1. Desafios da física de plasmas para fusão. 2. Equilíbrio magnético: o modelo MHD para fusão; casos simples 1D; equilíbrio de força num toro; equação de Grad-Shafranov e fator de segurança. 3. Estabilidade MHD: operador de força; formulação do problema a valores prórpios e propriedades; casos simples 1D; efeitos qualitativos da curvatura, pressão, corrente e parede condutora. 4. A configuração Tokamak: modelo de corrente de superfície; limite beta de equilíbrio, limite de Kruskal-Shafranov, instabilidade vertical; domínio operacional e limites de Troyon; disrupções. 5. Movimento do centro-guia e classificação dos tipos de órbitas. 6. Transporte em tokamaks: transporte clássico; partículas aprisionadas e transporte neoclássico; turbulência e transporte anómalo. 7. Aquecimento do plasma e geração de corrente.

Metodologia de avaliação

80% avaliação contínua por séries de problemas (até 20%) e escrita, apresentação e discussão de um trabalho científico (não inferior a 60%). 20% exame

Componente de Competências Transversais

A UC promove, através da exposição aos seus temas e da resolução prática de problemas, as competências de Pensamento crítico e inovador [Estratégias de resolução de problemas, Pensamento estratégico, Pensamento crítico, Criatividade], bem como de Competências intrapessoais [Motivação intrínseca, Produtividade e gestão de tempo]. Estas competências não são, porém, alvo de avaliação explícita. Na escrita, apresentação e discussão de problemas e trabalho científico, as Competências intra e interpessoais de Comunicação escrita e oral e a de Literacia da informação na Estruturação de documentos poderão ter um peso até 20%.

Componente Laboratorial

NA

Componente de Programação e Computação

Poderá ter na componente contínua (nas séries de problemas e/ou no trabalho), através da resolução numérica de problemas ou desenvolvimento de um trabalho/projecto de índole computacional.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre