Disciplina Curricular

Tópicos em Física de Partículas e Astropartículas II TFPA-II

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Grupo 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar ao aluno um conhecimento aprofundado e actual de alguns temas seleccionados, teóricos e experimentais, de física de partículas e astroparticulas. Ser capaz de perceber, ao nível de trabalho de investigação actual, alguns temas teóricos e experimentais     

Programa

O programa está organizado por módulos que cobrem todas as áreas de investigação em Física de Partículas e Astropartículas e que é comum para os dois semestres. Cada aluno de acordo com o seu plano de estudos desenvolverá em cada semestre um sub-conjunto destes módulos. A-Física Partículas 1) Violação de CP e bariogénese. Física de neutrinos e leptogénese. 2) Cromodinâmica Quântica e a liberdade assimptótica. Confinamento. 3) Modelos com sector de Higgs estendido, incluindo supersimetria. 4) Difusão inelástica profunda; electroprodução e neutrinoprodução; funções de estrutura. 5) Modelo dos partões; os partões como quarks; previsões experimentais. Partões em Cromodinâmica Quântica; comparação com os dados experimentais. Modelo dos partões e QCD na aniquilação electrão positrão. Funções de fragmentação. B-Astropartículas 6) Neutrinos solares e astrofísicos 7) Raios gama 8)Raios cósmicos de Energia Extrema 9) Matéria escura: modelos teóricos e detecção.

Metodologia de avaliação

Trabalho individual escrito com apresentação oral de 30 min

Componente de Competências Transversais

80% - Pensamento Crítico e Inovador 20% de entre Competências intrapessoais, Competências interpessoais e Literacia da informação.

Componente Laboratorial

não tem

Componente de Programação e Computação

Opcional durante a execução do trabalho.     

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução