Disciplina Curricular
Energia Solar Térmica EST
Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021
Contextos
Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos
Objectivos
Quando terminar a unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: - selecionar e utilizar os tipos de dados e os modelos de radiação solar mais apropriados para cada tipo de aplicação; - avaliar do ponto de vista técnico a oferta comercial de colectores; - projetar novos sistemas de captação de radiação solar; - interpretar os resultados da certificação de colectores; - projetar sistemas standard assim como desenvolver sistemas de raiz para satisfazer necessidades de energia concretas; - utilizar ferramentas informáticas de projeto de sistemas solares térmicos.
Programa
1. Fundamentos de radiação solar 1.1. Geometria e componentes da radiação solar 1.2. Instrumentos de medida, tipos de dados e modelos de previsão de radiação 1.3. Interação dos materiais opacos e transparentes com a radiação 2. Coletores solares 2.1. Coletores planos 2.1.1. Configurações 2.1.2. Balanço de energia e eficiência 2.1.3. Radiação crítica e temperatura de estagnação 2.1.4. Capacidade calorífica dos coletores 2.1.5. Ensaio e certificação de coletores 2.2. Colectores concentradores 2.2.1. Configurações 2.2.2. Coletores do tipo CPC 2.2.3. Sistemas de alta concentração 3. Sistemas de aquecimento de água 3.1. Componentes 3.1.1. Sistemas de armazenamento 3.1.2.Circuito hidráulico 3.1.3. Sistemas de apoio 3.2. Configurações 3.2.1. Tipos de circulação 3.2.2. Campos de coletores 3.2.3. Distribuição de energia térmica 3.3. Simulação e projeto de sistemas 3.3.1. Métodos de dimensionamento 3.3.2. Programas de simulação de sistemas 3.3.3. Exemplo de um software dedicado
Metodologia de avaliação
2 projetos parcelares - 30% 1 projeto final- 40% 3 minitestes, dos quais contam as duas melhores notas - 30%
Componente de Competências Transversais
A UC, através da sua componente de projeto, permite o desenvolvimento das seguintes competências transversais: - Pensamento crítico: pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade e estratégia de resolução de problemas; - Competencias interpessoais: comunicação escrita e trabalho em equipa - Competências intrapessoais: produtividade e gestão do tempo - Cidadania global: Tolerância e abertura - Literacia da informação e dos media: utilização de ferramentas informáticas e multimédia na ótica do utilizador, procura e gestão da informação e estruturação e formatação de relatórios e apresentações A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 20%
Componente Laboratorial
NA
Componente de Programação e Computação
Os três projetos constantes da avaliação da UC são realizados com o recurso a software de cálculo. Nos projetos parcelares não é explicitado o software a ser usado e o aluno pode usar o que entender (Excel, Matlab, Mathematica, Python, etc). No projeto final será utilizado um software comercial de dimensionalmento de sistemas solares. No seu conjunto, a percentagem de avaliação que incide sobre tarefas que implicam a utilização de meios de computacionais é 70%.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.