Disciplina Curricular

Física dos Plasmas Avançada FPA

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Grupo 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Este curso avançado em física dos plasmas cobre em profundidade conceitos fundamentais, incluindo instabilidades feixe-plasma, fenómenos não-lineares, e a interação não linear e auto-consistente entre plasmas e campos externos, incluindo efeitos relativistas. Este curso estabelece pontes directas com tópicos de investigação actual nas áreas da interações de plasmas com feixes intensos, aceleradores de plasma e astrofísica.

Programa

1- Descrição auto-consistente de um plasma, de primeiros principios, a partir da dinâmica de partículas individuais. 2- Fenómenos ondulatórios e não lineares. 3- O limite da descrição fluida e transição para regimes turbulentos. 4- Instabilidade feixe-plasma na presença de campos externos.

Metodologia de avaliação

Trabalhos de casa /projectos (75%) e exame escrito (25%).

Componente de Competências Transversais

O pensamento crítico e criativo será promovido através de exemplos numéricos, através de uma análise profunda da física relevante para investigação científica no estado da arte, e através de apresentações de projectos científicos.

Componente Laboratorial

NA

Componente de Programação e Computação

Simulações numéricas com ferramentas computacionais gratuitas (e.g. ZPIC; https://github.com/ricardo-fonseca/zpic) que poderão ser utilizadas para explorar de forma computacional fenómenos classicos em física dos plasmas, para além da abordagem tradicional apresentada em livros.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre