Disciplina Curricular

Sistemas Quânticos de Muitos Corpos SQMC

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Grupo 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreensão de fases da matéria e fenómenos em que as interações entre electrões, e entre electrões e vibrações da rede cristalina são importantes e conduzem, em particular, a fenómenos colectivos emergentes como magnetismo e supercondutividade. Fornecer ferramentas e técnicas subjacentes à compressão moderna de diferentes fases da matéria, da sua estabilidade e propriedades. Dotar o estudante de um conjunto de técnicas standard de teoria de campo e relaciona-las com os observáveis experimentais. Os exemplos e aplicações são orientados para problemas de Matéria Condensada mas são também úteis para física das altas energias ou física de partículas.

Programa

1- Funções de Resposta (Resposta linear; Relação entre medidas experimentais e funções de correlação) 2 - Funções de Green (Eq. do movimento; Formalismo de tempo imaginário; Integral de caminho para sistemas de muitas partículas) 3 - Teoria de Perturbações ( Sistemas desordenados - condutividade; Screening; Cooper instability ) 4 - Sistemas com interações fortes (Bosões - Superfluidez a partir de integral de caminho; Fermiões: Teoria de Líquido de Fermi; supercondutividade a partir de integral de caminho;) 5 - Transições de Fase Quânticas (Teoria de Hertz Millis; expoentes dinâmicos)

Metodologia de avaliação

50%: exame final. 30%: avaliação continua através de projectos em grupo e apresentações em aula. 20% avaliação continua através da resolução de séries de exercícios (em aula e/ou como trabalho de casa).

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, nas apresentações e projeto, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media,nas apresentações e projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

Esta UC não tem componente laboratorial.

Componente de Programação e Computação

Não há componentes substanciais de programação ou computação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre