Disciplina Curricular

Fluidos Complexos e Rmn FCR

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Grupo 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Introdução à Física dos fluidos complexos e às técnicas de microscopia ótica polarizante, RMN e difração de raios X usadas na sua caracterização.

Programa

I.Fluidos complexos (FC), líquidos iónicos e sistemas mesomorfos. Sistemas líquidos cristalinos termotrópicos e liotrópicos. Os cristais líquidos (CL) em biologia. Propriedades dos CL termotrópicos. Mesofases nemáticas, esméticas e colunares. Carácter anisotrópico das mesofases. II. Caracterização experimental dos FC. III. Propriedades dos nemáticos (N) e nemáticos quirais (N*), ordem molecular e teorias estatísticas. Elasticidade de orientação, interação com campos elétricos e magnéticos, transições de Freedericksz e dispositivos eletro-óticos. IV. Microscopia ótica polarizante e texturas e defeitos nos nemáticos. V. Difração dos raios X em FC, lei de Bragg. Redes cristalinas. Rede recíproca. Figuras de difração de raios X em FC. VI. RMN no estudo da ordem e dinâmica moleculares em FC. Equações de Bloch. Interações dos spins nucleares. Matriz densidade. Ecos de spin. Espectroscopia e relaxometria de RMN do protão e deutério. Movimentos moleculares e mecanismos de relaxação.

Metodologia de avaliação

2 testes ou exame final (2 datas) ou trabalho final 75% + 4 trabalhos de laboratório 25%.

Componente de Competências Transversais

Pensamento Crítico e Inovador (criatividade, pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas): transposição da informação/conhecimento recebido dos docentes para a situação concreta dos problemas abordados no laboratório. Competências Interpessoais (apresentações orais, trabalho em equipa): participação em reuniões de trabalho no grupo de investigação Competências Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, perseverança, auto motivação): organização do trabalho a desenvolver num contexto de laboratório de investigação Cidadania Global (tolerância, abertura, respeito pela diversidade, compreensão intercultural): trabalho em contacto com estudantes de diferentes nacionalidades Literacia da informação e dos media: capacidade para localizar e aceder a informação, bem como para analisar e avaliar os conteúdos disponível na internet. Competências avaliadas no contexto do trabalho de laboratório.

Componente Laboratorial

- Caracterização de fluidos complexos por microscopia ótica polarizante. Texturas e temperaturas de transição de fase. - Obtenção e análise de figuras de difração de raios X em diferentes tipos de fluidos complexos. - Obtenção e análise de espectros de RMN de protão, carbono 13 e deutério em diferentes tipos de fluidos complexos. - Estudos de relaxometria do protão em diferentes tipos de fluidos complexos.

Componente de Programação e Computação

NA

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução