Disciplina Curricular

Física da Matéria Condensada FMC

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreensão de fases da matéria e fenómenos em que as interações entre electrões, e entre electrões e vibrações da rede cristalina são importantes e conduzem, em particular, a fenómenos colectivos emergentes como magnetismo e supercondutividade.

Programa

1. Electromagnetismo em Física do Estado Sólido 1.1 Função de Lindhard 1.2 Screening 1.3 Plasmões transversais e longitudinais 1.4 Polaritões and polarões 1.5 Causalidade e funções de correlação 1.6 Processos ópticos 2. Líquidos de Fermi e Bose 2.1 Revisões de segunda quantização. 2.2 Líquido de Bose: regime de interacções fracas. Superfluidez. 2.3 Líquido de Fermi liquid: Introdução à teoria do Líquido de Fermi de Landau 2.4 Aproximações de Hartree-Fock e de campo médio 3. Sistemas Magnéticos Ordenados 3.1 Origem do Magnetismo 3.2 Ferromagnetismo em isolantes 3.3 Ferrimagnetismo and anti-ferromagnetismo em isolantes 3.4 Magnetismo isolantes. 4. Superconductividade 4.1 Phenomenologia 4.2 Instabilidade de pares de Cooper 4.3 Teoria de BCS. 4.4 Efeito de Josephson 4.5 Quantização do Fluxo Magnético

Metodologia de avaliação

50%: exame final. 30%: avaliação continua através de projectos em grupo e apresentações em aula. 20% avaliação continua através da resolução de séries de exercícios (em aula e/ou como trabalho de casa).

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, nas apresentações e projeto, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media,nas apresentações e projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

Esta UC não tem componente laboratorial.

Componente de Programação e Computação

Não há componentes substanciais de programação ou computação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução