Disciplina Curricular

Relatividade e Cosmologia RCos

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprender os conceitos básicos de relatividade geral e suas aplicações à cosmologia e a certos aspectos da astrofísica. Ficar apto a ler a literatura especializada mais relevante bem como a desenvolver investigação nesta área.

Programa

I. Cálculo tensorial e noções básicas de geometria diferencial. II. As equações de campo de Einstein e os testes clássicos da relatividade geral: a) precessão do periélio de Mercúrio; b) deflexão da luz num campo gravitacional; c) desvio para o vermelho num campo gravitacional. III. Buracos negros IV. Cosmologia: cosmografia e testes clássicos da cosmologia e estudo do modelo do big bang.

Metodologia de avaliação

50%: exame final 30%: avaliação contínua através de projecto de grupo e apresentação de resolução na aula. 20% avaliação contínua, através de resolução de série de exercícios nas aulas. Cerca de 30% da avaliação contínua tem uma componente de programação e computação.

Componente de Competências Transversais

A unidade vai estimular a creatividade através da apresentação e resolução de problemas originais cuja resolução necessita de uma série de ferramentas; vai desenvolver competências interpessoais, nomeadamente a comunicação escrita e oral, e intrapessoais, através da resolução e apresentação de trabalhos feitos em grupo, mas explicados a todos os colegas na sala de aula. Estima-se que cerca de 15% da unidade seja focada na aquisição competências transversais.

Componente Laboratorial

Não existe componente laboratorial.

Componente de Programação e Computação

Este curso tem uma importante vertente de computação e programação, sem a qual parte dos objectivos não seriam atingidos. Estes vão ser desenvolvidos nas aulas teórico, téorico-práticas e através de problemas mais extensos. Esta vertente vai incidir sobre abstracção, a definição de funções e o seu uso, funções recursivas, algoritmos e processos iterativos. Cerca de 25% da unidade é dedicado aos aspectos de computação e programação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução