Disciplina Curricular
Tecnologias Energéticas TEner
Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021
Contextos
Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres
Período:
Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções Regulares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos
Objectivos
Quando terminar a unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: - Analisar os processos termodinâmicos que ocorrem nos dispositivos mais utilizados em ciclos e máquinas térmicas à luz dos primeiro e segundo princípios, incluindo a sua análise exergética. - Identificar as características e os âmbitos de utilização dos ciclos termodinâmicos de produção de trabalho, calor e frio. - Identificar o potencial das várias fontes de energia primária renovável e não renovável e avaliar decisões de estratégia baseadas no seu estádio de desenvolvimento atual e nas suas perspectivas de evolução.
Programa
1. Conceitos fundamentais da termodinâmica 1.1. Primeiro princípio em sistemas fechados e abertos 1.2. Segundo princípio em sistemas fechados e abertos 1.3. Irreversibilidades e análise exergética 2. Ciclos termodinâmicos 2.1 Ciclos de potência a gás 2.2 Ciclos de potência a vapor 2.3 Cogeração 2.4 Ciclos frigoríficos e bombas de calor 2.5 Ciclos combinados 3. Seminários de energia: fontes e tecnologias
Metodologia de avaliação
4 mini-testes, dos quais contam as três melhores notas - 60% 1 seminário (preparação e apresentação) - 20% Mini-fichas: 1 questão no fim de cada seminário, das quais contam as 80% melhores - 20%
Componente de Competências Transversais
A UC, através das suas várias componentes de avaliação, permite o desenvolvimento das seguintes competências transversais: - Pensamento crítico: pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade e estratégia de resolução de problemas; - Competencias interpessoais: comunicação oral, e trabalho em equipa - Competências intrapessoais: produtividade e gestão do tempo - Cidadania global: Tolerância e abertura - Literacia da informação e dos media: utilização de ferramentas informáticas e multimédia na ótica do utilizador, procura e gestão da informação e estruturação e formatação de relatórios e apresentações A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%
Componente Laboratorial
NA
Componente de Programação e Computação
NA
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.