Disciplina Curricular

Física Nuclear FNuc

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Gerais: Prever as consequências de uma variedade de fenómenos com ferramentas de cálculo. Garantir formação científica avançada e profunda no domínio que permita abordagens de inovação disciplinares ou interdisciplinares. Específicos: Compreender o comportamento emergente dos núcleos, a sua estrutura interna e a sua variabilidade, a partir de aspectos quantitativos da interação nuclear, de diferentes decaimentos radioactivos, de reacções nucleares, da conservação da energia e de numeros quânticos; identificar o valor desse conhecimento para a nossa compreensão do universo e a sua evolução, bem como para as aplicações (imagiologia e terapia de cancro, investigação ambiental, caracterização de materiais,história da arte e património); introduzir temas de fronteira de investigação atual na área e temas em aberto.

Programa

1) Núcleos e a sua descrição quântica: Núcleos, nucleões e quarks. 2) A interação forte e a interação entre nucleões: Características gerais; interacção spin-spin e interação tensorial na força nuclear; dispersão nuclear e secção eficaz. 3) Estrutura nuclear: Momentos electromagnéticos dos núcleos; recentes avanços experimentais; modelos recentes da era da supercomputação, e.g. NCSM (No-Core Shell Model). 4) Decaímento nuclear e radioactividade: teoria quântica dos diferentes tipos de decaimentos. 5) Reações nucleares: reacções de núcleo composto e directas; reacções resonantes; secção eficaz inelástica; modelo geométrico para a dispersão; captura ressonante de Neutrões; activação de radioactividade; aplicações. 6) Astrofísica Nuclear e formação de núcleos pesados, fusão nuclear, processos s- and r-; eventos cósmicos violentos; estrelas de neutrões; núcleos exóticos e feixes radioactivos.

Metodologia de avaliação

30% avaliação contínua por fichas de problemas, apresentações orais curtas e/ou discussões de resolução 30% por trabalho de computação e respectivo relatório e apresentação curta. 40% exame

Componente de Competências Transversais

A UC promove o Pensamento crítico e inovador [Estratégias de resolução de problemas, Pensamento estratégico, Pensamento crítico, Criatividade] através de exame, resolução de séries de problemas e discusões orais, e trabalho de computação; bem como Literacia da informação [Utilização de ferramentas informáticas e multimédia na ótica do utilizador, procura e gestão de informação, estruturação de documentos e apresentações] através da resolução de séries de problemas e da execução do trabalho de computação. 20% é a percentagem na avaliação de Competências intrapessoais [Proactividade e espírito de iniciativa, Motivação intrínseca, Produtividade e gestão de tempo] e interpessoais [Comunicação escrita e oral, Trabalho em equipa, Liderança] através das fichas, apresentações e discussões dos problemas e do relatório do trabalho de computação.

Componente Laboratorial

Não tem

Componente de Programação e Computação

1,8 ECTS

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre