Disciplina Curricular
Astrofísica Ast
Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021
Contextos
Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções Regulares
Período:
Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Cálculo Diferencial e Integral I, II e III. Para um bom seguimento desta UC, recomenda-se ao aluno já ter adquirido conceitos básicos de mecânica, termodinâmica, física estatística e mecânica quântica.
Objectivos
Nesta UC os alunos vão aprender os conceitos e fundamentos da astrofísica estelar. A formação vai incidir sobre a compreensão dos fenômenos astrofísicos através da aplicação de leis fundamentais da física clássica e moderna. Os alunos vão ainda familiarizar-se com o trabalho teórico e os avanços observacionais da astrofísica contemporânea. Os conceitos vão ser explicados sem demonstrações formais completas, mas dado ênfase na física. Além disso os alunos vão apreender a desenvolver uma atitude pragmática na resolução de problemas recorrendo aos princípios fisicos e às técnicas matemáticas.
Programa
Introdução à astrofísica (a interação da matéria e da luz, espectro eletromagnético, telescópios); Atmosfera das estrelas (espectros estelares, formação de linhas espectrais, diagrama de Hertzprung-Russell); Interior das estrelas (equações de estrutura, equação de estado, opacidade, transporte de energia, nucleossíntese, modelos politrópicos); Sol (modelo solar padrão, neutrinos solares, dínamo solar); Meio interestelar (poeira e gás, nuvens interestelares, instabilidades e critério de Jeans, teorema do virial, formação de protoestrelas); pulsação estelar (estrelas variáveis, oscilações estelares não radiais, helioseismologia, asteroseismologia); destino das estrelas (sub-gigante, gigantes vermelhos, gigantes assintóticos vermelhos, aglomerados estelares), restos estelares / estrelas compactas (anãs brancas, estrelas de neutrões, buracos negros); galáxias no universo (Via Láctea, centro galáctico, classificação de galáxias).
Metodologia de avaliação
100% de avaliação continua (mini-testes, séries de problemas, projetos, apresentações orais e discussões de projetos) ou 100% exame final. Cerca de 15% da avaliação contínua tem uma componente de programação e computação.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e projetos; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, nas apresentações e projeto), e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media nas apresentações e projetos). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Componente Laboratorial
Não existe componente laboratorial
Componente de Programação e Computação
A UC tem uma importante componente de computação e programação. Esta vai ser desenvolvida nas aulas teórico-práticas e através da resolução de projetos. O curso estimulará a resolução numérica de problemas astrofísicos, concentrando-se no procedimento algorítmico e nos conceitos físicos. Pelo menos 15% do curso será dedicado ao desenvolvimento desta componente.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.