Disciplina Curricular

Técnicas de Diagnóstico em Plasmas TDM

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar aos alunos uma formação abrangente nas técnicas de diagnóstico e análise de dados usadas na física experimental de plasmas. Garantir a aplicação dos conhecimentos adquiridos em ambiente de laboratório (nomeadamente de investigação), também para permitir o confronto com problemas reais de física dos plasmas.

Programa

Descrição geral das técnicas de diagnósticos usadas nos vários domínios da Física e Engenharia dos Plasmas (fusão nuclear, plasmas de baixa temperatura e interacção laser-plasma). Descrição detalhada e abordagem experimental (em laboratório) de várias técnicas incluindo: sondas eléctricas e magnéticas, reflectometria, interferometria e espectroscopia. Descrição das técnicas de análise de sinais necessárias para a interpretação dos resultados experimentais (aplicados a fenómenos físicos específicos como turbulência, MHD e interacção laser-plasma).

Metodologia de avaliação

100% Avaliação continua baseada na apresentação dos resultados e análise crítica dos trabalhos experimentais sob a forma de relatórios e/ou apresentação oral.

Componente de Competências Transversais

Desenvolvimento de competências interpessoais, nas componentes de avaliação de seminário (que envolve comunicação oral) e de laboratório (que envolve trabalho em equipa). Desenvolvimento de competências intrapessoais, ao nível organizacional e de metodologia 10% das componentes de avaliação

Componente Laboratorial

Diferentes experiências a realizar nos laboratórios disponíveis no IPFN: sondas eléctricas e magnéticas, experiência feixe-plasma, interferometria, espectroscopia e interacção laser-plasma.

Componente de Programação e Computação

Desenvolvimento de códigos de análise de sinal (séries temporais) e imagem, incluindo análise espectral, correlação e coerência entre sinais (corresponde a 20% da avaliação).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre