Dissertação

Experimental characterization of the double stage Hall thruster ID-Hall by Retarding Potential Analyzer APPROVED

Neste documento é apresentada uma primeira abordagem à caracterização experimental do conceito de Propulsor de Hall de Dois Andares (DSHT em inglês) desenvolvido no Laboratoire Plasma et Conversion d’Energie (LAPLACE), o propulsor por efeito Hall de duplo andar com couplagem inductiva (em Inglês, Inductively coupled Double stage HALL thruster (ID-HALL)). Este estudo foi feito recorrendo a um Analizador de Potenciais Retardados (em inglês Retarding Potential Analyzer (RPA)) montado num braço rotativo dentro de uma camara de vácuo cilíndrica directamente em frente ao propulsor. Um DSHT ideal deve permitir o controlo separado da força de propulsao (T) e do impulso especÍfico (Isp) ajustando o fluxo de massa, a potência injectada no estágio de ionização e a tensão aplicada no estágio de aceleração. O fluxo de massa e a potência de ionização devem controlar unicamente a força de propulsão ao passo que a tensao de aceleração deve controlar o impulso específico, sem afectar o a força de propulsao. No caso do ID-HALL, esses parametros são fluxo de massa de xénon e potência Radio Frequency (RF) injectada na fonte de ionização e a tensao DC aplicada entre o anodo e o cátodo. Devido a limitações de bombeamento na altura em que o trabalho experimental foi levado a cabo e porque a maioria das medições foram feitas apenas para a posição central do RPA, a força de propulsão e a divergência do feixe foram estimados apenas para dois casos e para um fluxo de massa fixo muito baixo de 0,59 mg/s.
Propulsão Eléctrica, Propulsor de Hall de duplo andar, Analizador de Potenciais Retardados, Função de Distribuição de Energia Iónica

Julho 4, 2019, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Mário José Gonçalves Pinheiro

Departamento de Física (DF)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Freddy Gaboriau

LAPLACE, Université Toulouse 3 - Paul Sabatier

Professor Associado