Dissertação

Trajectory generation for non-powered lift-enabled vehicles in planetary atmospheres EVALUATED

Controlo dinâmico de planadores em atmosferas planetárias Nesta tese propomos um novo algoritmo dinâmico de controlo para guiar planadores até um alvo, em re-entradas atmosféricas vindas do Espaço num ambiente tridimensional. O novo algoritmo é iterativo, e a cada momento minimiza a distância ao alvo, tendo em conta tanto as limitações aerodinâmicas como as limitações estruturais do planador. A partir do momento em que o algoritmo toma o controlo do planador, a única condição necessária para que se possa atingir o ponto alvo é ter energia suficiente para tal; um calculo rápido permite determinar se o alvo pretendido está ou não dentro do alcance do aparelho. As abordagens anteriores têm sido baseadas em manobras pré-programadas, com trocas entre diferentes trajectórias nominais. São baseadas num grande esforço computacional associado a métodos de “shooting” para encontrar trajectórias admissíveis. Algumas destas soluções estão limitadas a trajectórias em linha recta ou assumem voos praticamente horizontais. Como prova de conceito, aplicámos o novo algoritmo à fase TAEM da rentrada atmosférica do Space Shuttle. Dada a simplicidade e rapidez computacional do algoritmo este pode ser implementado em sistemas automaticos de decisão a bordo de planadores sem piloto.
Reentrada atmosférica, TAEM, Space Shuttle, HAC, comando e controlo, não pilotados

dezembro 20, 2012, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Ana Maria Ribeiro Ferreira Nunes

Departamento de Física - FCUL

Professor Associado

ORIENTADOR

Rui Manuel Agostinho Dilão

Departamento de Física (DF)

Professor Auxiliar