Dissertação

Design and prototyping of an inverter for Dahlander motors EVALUATED

Este trabalho foca-se no desenvolvimento de um acionamento elétrico eficiente de um motor de indução trifásico em configuração Dahlander, no âmbito dos veículos elétricos. Este tipo de motor não necessita de uma caixa de velocidades mecânica para alterar o regime de velocidades uma vez que o número de pólos ativos pode ser mudado dependendo de como as ligações das fases são realizadas. Foi projetado e construído um protótipo funcional para um accionamento elétrico deste tipo. O desenvolvimento completo deste inversor permite um grau de controlo, personalização e expansibilidade que não se encontra disponível numa solução comercial. O desenvolvimento do hardware do inversor passou pelo desenho dos circuitos de controlo dos transístores e de proteção, da comutação entre regimes de velocidade, do monitor do nível de bateria e da sequência de alimentação do inversor. Foi programado um microcontrolador dsPIC30F4011 para controlar o inversor e proporcionar um maior grau de personalização que dispensa reprogramação do firmware. Um aparato experimental foi desenhado para avaliar a eficiência elétrica do conjunto inversor-motor sob várias velocidades e cargas, usando diferentes lookup tables que definem a temporização das ativações dos transístores de potência. O motor foi também alimentado por um auto-transformador para comparar a eficiência elétrica obtida com aquela do conjunto inversor-motor. Este inversor foi capaz de travar regenerativamente ao impor um campo magnético mais lento em relação ao rotor do motor, recarregando as baterias ao travar, o que é indispensável em veículos elétricos eficientes.
motor de indução, configuração Dahlander, veículo elétrico, inversor eletrónico, travagem regenerativa

Junho 8, 2016, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Horácio João Matos Fernandes

Departamento de Física (DF)

Professor Associado