Disciplina Curricular

Laboratório de Física Experimental Avançada LFEA

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2017

Contextos

Grupo: MEFT 2017 > 1º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Realizar trabalhos experimentais de complexidade elevada em áreas fronteiras da física existentes em laboratórios de ensino e investigação. Adquirir técnicas experimentais características da medição e analise na investigação nessas diferentes áreas da física ao mesmo tempo que se obtém as bases e a destreza experimentais necessárias para a concepção e realização de novas experiências. PRÉ-REQUISITOS: Para alcançar os objectivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter conhecimentos prévios de físicas básicas, estatística, circuitos electricos e electrónica, mecânica analítica, processamento de dados, programação e física experimental no campo da mecânica, electromagnetismo, termodinâmica e física das radiações e atómica.

Programa

Durante o semestre os alunos irão efetuar algumas experiências de várias áreas da física em ambiente tanto próximo da investigação quanto possível. Pretende-se que estas experiências propostas aos alunos cobram um vasto leque das técnicas experimentais usuais em investigação em diferentes áreas da física tais como: - Física Nuclear; Física de Partículas - Física de Plasmas; Fusão nuclear; Óptica e Lasers - Nanotecnologias; Matéria Condensada; Física Atómica - Astrofísica; Astronomia - Sistemas dinâmicos; Geofísica; Energia; Biofísica Durante a realização dos trabalhos experimentais pretende-se que os alunos desenvolvam autonomia experimental por forma a que partindo de um determinado objectivo sejam capazes de: - procurar informação técnica e científica relevante para a experiencia; - desenhar/montar a experiencia com equipamento disponível; - efetuar a tomada de dados corretamente; - validar e avaliar os resultados obtidos; - tratar e comparar os dados com a literatura e/ou previstos pelos modelos teóricos; - apresentar de forma clara e rigorosa a informação científica obtida. Possibilidade de realização de experiencias com aparato experimental em laboratório de investigação tendo em conta as limitações desses laboratórios de investigação associados.

Metodologia de avaliação

Avaliação continua de desempenho em laboratório dos trabalhos experimentais realizados. Apresentação dos resultados e análise crítica dos trabalhos experimentais sob a forma de relatórios e apresentação oral no trabalho final.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre