Disciplina Curricular

Métodos de Simulação de Detectores de Partículas MSDPar

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2017

Contextos

Grupo: MEFT 2017 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Fornecer competências sobre simulação de feixes de partículas na matéria; aplicação em projectos de detecção de partículas, na investigação científica, em experiências de aceleradores (CERN e outros) e de astropartículas e em ambiente espacial, bem como em aplicações mais genéricas para a indústria e engenharia. PRÉ-REQUISITOS: Para alcançar os objectivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter conhecimentos prévios de física de partículas.

Programa

1. Técnicas de Monte Carlo. 2. Simulação do transporte e interacção de partículas na matéria. 3. Aplicações de métodos de simulação de detectores de partículas e radiação. 4. Introdução ao Geant4. 5. Desenvolvimento de aplicações em Geant4. 6. Desenvolvimento de uma aplicação específica utilizando o Geant4 e análise e interpretação dos resultados.

Metodologia de avaliação

Projecto de simulação e análise a desenvolver durante o semestre. • Última aula 20% - entrega do resumo do relatório do projecto • Entrega final do projecto 30% - relatório completo do projecto 50% - apresentação pública e discussão do projecto

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre