Disciplina Curricular

Modelo Standard e Nova Física TU

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2006

Contextos

Grupo: MEFT 2006 > 2º Ciclo > Perfis > Perfil de Física > Opções

Período:

Grupo: MEFT 2006 > 2º Ciclo > Perfis > Perfil de Engenharia > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar aos estudantes uma introdução ao Modelo Standard de Unificação das interacções electromagnéticas, fracas e fortes, dando ênfase também às grandes questões em aberto. PRÉ-REQUISITOS: Para alcançar os objectivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter conhecimentos prévios de física de partículas.

Programa

I. Introdução: Diagramas de Feynman: electrodinâmica escalar e QED. Simetrias globais, locais e a sua quebra expontânea. O teorema de Goldstone. Mecanismo de Higgs. Teorias de gauge não-abelianas. II. O Modelo Standard (MS): O Lagrangeano MS. Correntes neutras e carregadas. O mecanismo de GIM. Acoplamentos de Yukawa e massas de fermiões. A matriz CKM: propriedades gerais e determinação experimental. Triângulos de unitaridade, testes experimentais e a procura de Nova Física. As interacções Fortes: cromodinâmica quântica, confinamento da cor, e a evolução da constante de acoplamento em QCD. III. Extensões do MS: Massas de e oscilações de neutrinos. O mecanismo seesaw. A matriz PMNS: conhecimento actual e perspectivas futuras. Simetrias do sabor e o enigma do sabor. Sistemas multi-Higgs. Violação expontânea de CP. Outros tópicos actuais de investigação. IV. Grande Unificação: Ideias básicas. Elementos de Teoria de Grupos. Os modelos de grande unificação SU(5) e SO(10). Decaimento do protão, massas de neutrinos. Breve introdução a supersimetria.

Metodologia de avaliação

Exame final.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2º Semestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2006/2007 - 2 Semestre