Disciplina Curricular

Complementos de Electrónica CElectroni

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2017

Contextos

Grupo: MEFT 2017 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Grupo: MEFT 2017 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos desta disciplina consistem em fornecer ao aluno conhecimentos detalhados na área da eletrónica de potência abrangendo o funcionamento do transformador, de andares de saída, de conversores eletrónicos de potência e controlo de potência com realimentação negativa. A disciplina foca o funcionamento dos diferentes sistemas assim como o seu projecto e simulação computacional por software apropriado. A ligação a aplicações reais em laboratórios de investigação em Física é também estabelecida. PRÉ-REQUISITOS: Para alcançar os objectivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter conhecimentos prévios de Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Eletrónica.

Programa

I. Análise do transformador monofásico; Transformador sem perdas, perfeito, ideal e com núcleo de ferro. Esquema de Steinmetz. Análise em vazio e em curto-circuito. Projecto do transformador de alimentação. II. Andares de saída de amplificação; Andar em classe A, B, e AB. Polarização, função de transferência, eficiência. Transístores de potência e dissipação térmica. Andar em classe AB com MOS-FETS de potência. III. Conversores eletrónicos de potência; Diferentes conversores e sua realização com comutador em ponte, conversor AC-DC, DC-AC, DC-DC e AC-AC. Regulador de tensão série. Conversores DC-DC comutados: Conversor redutor, amplificador e redutor amplificador. Análise do funcionamento, regimes de condução, tensão de saída e seu tremor, eficiência. Controle do conversor. Conversores em ponte: Conversor em meia ponte e em ponte completa. Conversores com transformador: conversor em ponte, vai-vem, direto e de retorno. IV. Controle de potência com realimentação. Introdução ao comportamento dinâmico de sistemas lineares e invariantes no tempo realimentados. Aplicação no controlo de: Conversores, em motores DC, em posicionadores e em aquecimento e refrigeração.

Metodologia de avaliação

Testes ou exame final (75%). Avaliação dos relatórios dos trabalhos de laboratório realizados ao longo do semestre (25%).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre