Disciplina Curricular

Laboratório de Astrofísica LA

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2017

Contextos

Grupo: MEFT 2017 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Grupo: MEFT 2017 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A participação de Portugal no ESO e ESA, bem como noutras colaborações internacionais, é um incentivo à preparação de especialistas nas áreas de astrofísica. O objectivo principal da disciplina é familiarizar os alunos com os conceitos básicos em astrofísica observacional, nomeadamente com várias técnicas de observação, redução e análise de dados de astronomia e cosmologia observacional.É dada relevância à análise de dados de projectos internacionais.

Programa

I. Introdução às técnicas de observação em Astronomia: Tipos e características dos telescópios e CCD, sistema de coordenadas usados em observações astronómicas, conceitos básicos em fotometria, vários tipos filtros, aula prática sobre o funcionamento de um telescópio II. Introdução à espectroscopia: Conceitos básicos em espectroscopia moderna. Os vários métodos espectroscópicos usados para estudar estrelas e galáxias; os desafios tecnológicos da espectroscopia para a astrofísica moderna. III. Introdução à teoria das oscilações estelares: equações de base de hidrodinâmica, teoria das perturbações lineares; problemas de valores próprios de oscilações estrelas; modos acústicos e modos de gravidade de vibração de uma estrela; métodos numéricos e analíticos da resolução de equação diferencial de valores próprios; conceitos básicos de observação de oscilações estelares; Heliosismologia e Astrosismologia; Principais resultados de física estelar e solar obtidos pela sismologia estelar; Futuras missões em sismologia solar e estelar. IV. Introdução à formação do sol e do sistema solar: descrição detalha dos constituintes do sistema solar - planetas; cinturas de asteroides e Kuiper; cometas e nuvem de Oort; Composição química e estrutura do sistema solar; a distribuição dos vários astros no sistema solar; Apresentação detalhada da física do Sol e a sua estrutura interna. Apresentação do modelo básico da formação do nosso sistema planetário; introdução breve à observação de exo-planetas e aos principais resultados da área. Trabalhos Práticos: Trabalho 1 (modulo I e II): Análise de espectros estelares e/ou de galáxias. Trabalho 2 (modulo III e IV): Estudo comparativo entre o espectro acústico teórico (de oscilações estelares) do Modelo Standard Solar e o espectro obtido a partir de uma série temporal da experiência GOLF (Global OscillationLowFrequency) - um instrumento abordo do satélite SOHO (ESA/NASA) para observação contínua do Sol. Determinação de várias características da estrela a partir do seu espectro acústico de oscilações. O LA usa o telescópio Celestron C14” do IgeoE/Lisboa para aulas práticas.

Metodologia de avaliação

A avaliação do curso é feita a partir de dois projetos científicos que os alunos vão realizar nas aulas práticas. A classificação final é a média da classificação obtida em cada trabalho.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre