Disciplina Curricular

Laboratório de Raios Cósmicos LRC

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2017

Contextos

Grupo: MEFT 2017 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver a capacidade de compreensão e resolução de problemas na área da física dos raios cósmicos e da física experimental de partículas. Pretende-se familiarizar os alunos com as técnicas de detecção utilizadas em física de partículas e astropartículas. PRÉ-REQUISITOS: Para alcançar os objectivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter conhecimentos prévios de física de partículas.

Programa

Radiação Cósmica; Produção e Propagação; Campo magnético terrestre; Cascatas atmosféricas; Detecção de Raios Cósmicos (Espectrómetros, Fluorescência, Cerenkov, Multiplicidade);Experiências de detecção; Fluxos de raios cósmicos; Matéria escura e antimatéria Interacção das partículas com a matéria; Secção eficaz; Comprimento de interacção; Mecanismos de interacção; Perda energia e multiple scattering; Radiação de Cerenkov Princípios de detecção de partículas; Detecção de fotões; Cintilação; Medida do Momento Linear: Detectores de traços; Medida da energia: Calorímetros; Medida da velocidade: Detectores de radiação de Cerenkov, TOF e TRD; Aceitância geométrica Métodos estatísticos; Distribuições de Probabilidade e Intervalos de Confiança; Erros estatísticos e sistemáticos; Propagação de Erros; Estimação de parâmetros; Método de Máxima Verosimilhança e Método dos Mínimos Quadrados; Teste de Hipóteses Monte-carlo e Técnicas de simulação. Simulação de interacções. Simulação de experiências científicas com ROOT. Análise e Aquisição de Dados; Electrónica modular NIM e CAMAC; Digitalização, processamento e transmissão de sinais; Coincidência de sinais; curva de coincidências e acontecimentos fortuitos; Análise de dados: ROOT.

Metodologia de avaliação

O método de avaliação consiste na realização de trabalhos experimentais, com um relatório na forma de artigo científico e uma apresentação oral. Nota Final = Trabalho experimental * 60% + artigo/apresentação * 40%

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre