MEFT IST: a desafiar os limites da Ciência e Tecnologia

Encontro com os candidatos ao MEFT

28 e 29 de Junho de 2017

Nos dias 28 e 29 de Junho decorrerá o 6º Encontro MEFT - A Desafiar os Limites em Ciência e Tecnologia, especialmente dedicado a todos os alunos candidatos ao MEFT.

Em micropalestras sobre supertemas, num ambiente descontraído, partilharemos as questões de física e tecnologia que investigamos. O objectivo deste Encontro é apresentar-nos a todos aqueles que aceitam o nosso convite de vir para o MEFT-IST desafiar connosco os limites da ciência e da tecnologia. Contamos também com a presença de ex-alunos, dos actuais alunos do MEFT e do Núcleo de Física do IST.

Professores de Física, Química e Ciências Fisico-Químicas são igualmente muito bem-vindos.

Até breve!

Todas as informações estão aqui, incluíndo o programa e a ficha de inscrição.

O futuro já tão próximo

Pois é, ainda mal tínhamos acabado receber as notícias com as médias de ingresso e de conhecer os alunos de 2016/2017 quando começámos a receber emails dos nossos novos candidatos a 2017/2018. Partilham dúvidas, colocam-nos perguntas sobre o ingresso, sobre qual a melhor preparação no 11º e no 12º anos. São as preocupações normais de quem já está a sentir-se na recta final. E têm razão. São já os próximos candidatos, as próximas estatísticas de ingresso irão já contar convosco. 

Se és um candidato ao MEFT, esta página é para ti.  Se és um potencial candidato ao MEFT, esta página poderá ajudar-te a decidir. 

Aqui podes encontrar as respostas a perguntas que recebemos. São perguntas enviadas essencialmente por candidatos ao MEFT e também por familiares ou professores.

Para mais informações poderás também contactar o secretariado do MEFT: coordenacao@meft.tecnico.ulisboa.pt

Informação útil sobre o MEFT: 

Perguntas frequentes: 


  • Dizem que o MEFT é muito teórico. Devo recear não ter emprego no fim do curso?
  • Eu gosto de física e gostava de ir para o MEFT. Que perfis posso seguir no MEFT?
  • Onde estão publicadas as médias de ingresso no MEFT - IST?
  • A minha média permite-me entrar no MEFT. Posso visitar o Departamento de Física do IST?
  • Moro longe de Lisboa o que impossibilita uma visita ao Departamento de Física.  Posso falar com um professor para saber informações sobre o MEFT?
  • Onde me posso informar sobre as iniciativas que divulgam a física no IST?
  • Como se processa o ingresso no MEFT para titulares de curso médio ou superior?
  • Tenho uma licenciatura pré-Bolonha.  Como posso ingressar directamente no 2º ciclo do MEFT?
  • Tenho uma licenciatura de Bolonha em Física. Como posso ingressar diretamente no 2º ciclo do MEFT?
  • Como se processa o ingresso no MEFT através de transferências?
  • Os gastos com alojamento preocupam-me. Onde vivem os alunos do IST que são de fora de Lisboa?

Dizem que o MEFT é muito teórico. Devo recear não ter emprego no fim do curso?

96% dos alunos finalistas do IST já tem emprego ou perspectivas de emprego quando acaba o curso.  (veja aqui a entrevista do ex-presidente do IST, Professor António Cruz Serra à SIC)

O mesmo se verifica com os alunos do MEFT.   

No plano curricular do MEFT são possíveis dois perfis de especialidade: perfil de engenharia Física e perfil de Física. Cada aluna  ou aluno do MEFT tem oportunidade, no 2º ciclo,  de escolher o perfil que mais se adequa aos seus interesses pessoais, perspectivas futuras, etc. A formação sólida em física é assegurada  pelas as unidades curriculares do tronco comum, obrigatórias  a ambos os perfis. 

Os alunos e alunas do MEFT têm a oportunidade de contactar com professores e investigadores que trabalham em Centros de Investigação, Institutos, Empresas que estão na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e do desenvolvimento científico.  Sugerimos que veja:

teses de Mestrado no MEFT

áreas de investigação do Departamento de Física.

Resumindo, a escolha de um perfil mais teórico ou mais aplicado é da responsabilidade de cada aluno ou aluna do MEFT. O perfil curricular do MEFT quer assegurar que, independentemente do perfil escolhido, um ou uma finalista MEFT desenvolveu as competências e  está preparada/o para  competir no mercado de trabalho com  colegas de quaisquer universidades ou institutos.  


Eu gosto de física e gostava de ir para o MEFT. Que perfis posso seguir no MEFT?

No plano curricular do MEFT são possíveis dois perfis de especialidade: perfil de engenharia Física e perfil de Física. Cada aluna  ou aluno do MEFT tem oportunidade, no 2º ciclo,  de escolher o perfil que mais se adequa aos seus interesses pessoais, perspectivas futuras, etc. A formação sólida em física é assegurada pelas as unidades curriculares do tronco comum, obrigatórias a ambos os perfis e por unidades curriculares específicas de cada área científica do Departamento de Física. 

Os alunos e alunas do MEFT têm a oportunidade de contactar com professores e investigadores que trabalham em Centros de Investigação, Institutos, Empresas que estão na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e do desenvolvimento científico. Sugerimos que vejas:

títulos das teses de Mestrado MEFT

áreas de investigação do Departamento de Física.

Resumindo, a escolha de um perfil mais teórico ou mais aplicado é da responsabilidade de cada aluno ou aluna do MEFT. O perfil curricular do MEFT quer assegurar que, independentemente do perfil escolhido, cada finalista MEFT desenvolveu as competências e está preparada/o para competir no mercado de trabalho com colegas de quaisquer universidades ou institutos. 


Onde estão publicadas as médias de ingresso no MEFT - IST?

As médias de ingresso no IST  estão publicadas num documento "O Ingresso no IST", elaborado pelo Núcleo de Estatística e Prospectiva do IST. No documento "O Ingresso no IST em 2013/14" poderás consultar as tabelas que têm as médias de ingresso no IST. Além disso poderás também consultar outras informações tais como: taxas de preenchimentos de vagas nos cursos congéneres ao MEFT, as Notas mínimas de seriação nos curso congéneres, etc... Toda esta informação, bem como a informação referente a anos anteriores, está acessível através do site do MEFT, na secção de Regime de Acesso.


A minha média permite-me entrar no MEFT. Posso visitar o Departamento de Física do IST?

O mais fácil é agendar uma reunião com a  Coordenação do MEFT: Prof. Vasco Guerra ou Prof. Filipe Joaquim.  

Para isso deves enviar uma mensagem para o Secretariado da Coordenação do MEFT: coordenacao@meft.tecnico.ulisboa.pt

Podes fazer-te acompanhar por familiares. É natural que familiares gostem de perceber a tua decisão.


Moro longe de Lisboa o que impossibilita uma visita ao Departamento de Física.  Posso falar com um professor para saber informações sobre o MEFT?

Claro. Sugerimos que marques uma video conferência. Inclusivamente podes marcar uma video conferência com vários colegas da tua Escola. Basta enviares um email para o secretariado da Coordenação do MEFT sugerindo a data e hora: coordenacao@meft.tecnico.ulisboa.pt


Onde me posso informar sobre as iniciativas que divulgam a física no IST?

O site do departamento de Física tem informação actualizada sobre as actividades dos professores e investigadores.

Para além disso o Núcleo de Física do IST (NFIST) organiza anualmente a Semana da Física e muitas outras actividades. 

As actividades de investigação de professores e investigadores do Departamento de Física são frequentemente referidas nos orgãos de comunicação social. 

Se tudo isto é insuficiente, podes sugerir uma visita a um dos grupos de investigação ou falar com um professor de qualquer uma das várias Áreas Científicas do DF.

E nota que os professores e investigadores visitam frequentemente as escolas de Portugal continental, Madeira e Açores.  E até mesmo PALOP´s.  Podes convidar. Envia um email para o Professor responsável das relações exteriores, Professor Pedro Abreu através de secretariado@meft.ist.utl.pt. 

Poderás também seguir-nos no facebook: https://www.facebook.com/PhysicsTecnico/


Como se processa o ingresso no MEFT para titulares de curso médio ou superior?

O regime de acesso ao MEFT para titulares de cursos médios e superiores está de acordo com o definido em Diário da República. 

A coordenação do MEFT analisa o curriculum vitae de cada candidato. Os candidatos aceites poderão ingressar directamente no 2º ciclo, como é o caso de licenciados em Engenharia Física Tecnológica do IST ou licenciados em Física noutras universidades.  Nestas situações a Coordenação do MEFT, juntamente com o Coordenador da área científica do programa de mestrado e  o aluno ou aluna decidem conjuntamente sobre o plano curricular, necessidade de cadeiras propedêuticas,  unidades curriculares a que se deverá inscrever.  

Informação mais detalhada, incluindo critérios de selecção, número de vagas, prazos, documentos necessários, pode ser encontrada no site do IST -> Candidato- Candidaturas -> aqui


Tenho uma licenciatura pré-Bolonha.  Como posso ingressar directamente no 2º ciclo do MEFT?

É possível o ingresso no 2º ciclo para licenciados em Física ou áreas com elevado grau de afinidade.

A coordenação do MEFT analisa o curriculum vitae de cada candidato e a afinidade entre o grau obtido e o plano curricular do MEFT.

Os candidatos aceites poderão ingressar directamente no 2º ciclo, como é o caso de licenciados em Engenharia Física Tecnológica do IST pré-Bolonha (LEFT) ou os  licenciados em Física noutras universidades.  A Coordenação do MEFT, juntamente com o Coordenador da área científica do programa de mestrado  decide  sobre o plano curricular, necessidade de cadeiras propedêuticas,  unidades curriculares a que se deverá inscrever.  

Actualmente há alunos de vários países que ingressaram no 2º ciclo do MEFT.  Há também alunos que terminaram  a LEFT e agora reingressam no 2ºciclo com o objectivo de cumprir o plano curricular que permita a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Física Tecnológica (MEFT). 

Mais informações no site do IST -> Candidatos -> Candidaturas - Quero Candidatar-me a um Mestrado 2º Ciclo


Tenho uma licenciatura de Bolonha em Física. Como posso ingressar diretamente no 2º ciclo do MEFT?

O ingresso no 2º Ciclo para licenciados está definido em Diário da República.  

A coordenação do MEFT analisa o curriculum vitae de cada candidato. Os candidatos aceites poderão ingressar directamente no 2º ciclo, como é o caso de licenciados em Engenharia Física Tecnológica do IST ou licenciados em Física noutras universidades.  Nestas situações a Coordenação do MEFT, juntamente com o Coordenador da área científica do programa de mestrado e  o aluno ou aluna decidem conjuntamente sobre o plano curricular e sobre a eventual necessidade de cadeiras propedêuticas.

Informação mais detalhada, incluindo critérios de selecção, número de vagas, prazos, documentos necessários, pode ser encontrada no site do IST -> Candidato- Candidaturas -> aqui


Como se processa o ingresso no MEFT através de transferências?

Os candidatos a Mudanças de Curso/Transferências serão seriados pela coordenação do MEFT tendo em conta os seguintes critérios:

  • Afinidade entre o curso que possuem e o curso a que se candidatam;
  • Natureza do grau que possuem;
  • Sucesso escolar no curso que frequentam.

Mais informações, incluindo prazos, documentos necessários e FAQ podem ser encontradas no site do IST aqui


Os gastos com alojamento preocupam-me. Onde vivem os alunos do IST que são de fora de Lisboa?

Os gastos com alojamento são de facto uma preocupação para os estudantes que vivem fora de Lisboa. 

Há alunos que vivem na  Residência de Estudantes do  IST, Residência Duarte Pacheco.  Há também possibilidade de alojamento nos SAS da UTL. 

Vários estudantes do IST, incluindo do MEFT, partilham apartamentos com mais colegas através do aluguer de quartos nas proximidades do IST. Podes encontrar mais informação sobre algumas das opções para alojamento  aqui. 

Sugere-se a consulta do site  A vida no IST