Dissertação
Modelling Electric Vehicle Charging Stations Flexibility for Long-Term Distribution Network Planning EVALUATED
As futuras ferramentas de planeamento da rede a longo prazo que incorporem recursos de flexibilidade necessitam de modelos de flexibilidade que sejam precisos e que não sejam computacionalmente exigentes, com vista a não sobrecarregar o processo de tomada de decisão por trás do planeamento ótimo. Esta tese tem como objetivo desenvolver um modelo de flexibilidade de carregamento de veículos eléctricos (VEs) para quantificar as capacidades dos operadores de pontos de carregamento (OPCs) na modificação da carga das estações de carregamento -- através de técnicas de deslocamente de carga -- para responder a pedidos de serviços de flexibilidade por operador da rede de distribuição. O modelo proposto parametriza os OPCs com base nos perfis típicos de ocupação, carga e taxa de chegada de VEs das estações de carregamento. São utilizados modelos de salto de partículas para modelar a dinâmica de deslocação da carga. A flexibilidade dos OPCs é avaliada utilizando um autómato celular que investiga as capacidades de deslocamento de carga dos OPCs para alterar a carga da estação de carregamento durante períodos de congestionamento. Conceitos como densidades de carregamento, ocupação e partida e velocidade de deslocação são introduzidos e utilizados para obter resultados sobre as capacidades máximas de redução e recuperação de carga dos OPCs. Por fim, é apresentado um exemplo ilustrativo da metodologia de planeamento considerando a flexibilidade dos OPCs, em que o melhor investimento é uma solução híbrida entre o investimento tradicional e a utilização da flexibilidade.
novembro 24, 2023, 11:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Pedro Manuel Santos de Carvalho
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Catedrático
ORIENTADOR
Célia Maria Santos Cardoso de Jesus
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar