Dissertação
Optimising Portugal’s 2050 Energy System: Assessment of Electric Vehicles and Hydrogen Integration using Grey Wolf Optimiser and EnergyPLAN EVALUATED
Impulsionada por preocupações climáticas e segurança energética, a transição energética é apoiada por compromissos governamentais a nível mundial para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, e de aumentar as fontes de energia renováveis nos sistemas energéticos. O compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, assumido pelo Governo português em 2016, faz parte deste esforço global. Esta dissertação propõe soluções técnicas para reduzir as emissões de dióxido de carbono e aumentar as energias renováveis no sistema energético de Portugal continental até 2050, considerando os objectivos estabelecidos pelo governo. Foi introduzida uma metodolgia de modelação do sistema energético baseada no optimizador Grey Wolf e no software EnergyPLAN. Sete cenários para 2050 avaliam os impactos da eletrificação dos transportes e da integração do hidrogénio na rede, minimizando os custos e/ou as emissões de dióxido de carbono. Os resultados mostram que é possível alcançar um sistema elétrico quase 100% renovável e a neutralidade carbónica, considerando uma captura de carbono que varia entre 2.65 Mt e 5.87 Mt. O sistema energético de 2050 exige um armazenamento mínimo de baterias de 5.1 GWh e um armazenamento mínimo de gás natural de 2,063 GWh. A eletrificação dos transportes aumenta a capacidade total instalada em pelo menos 1.83 GW, enquanto a integração do hidrogénio a aumenta no mínimo 8.25 GW. Desenvolver a capacidade de interligação acima de 15% da capacidade total instalada, é essencial para a estabilidade da rede e para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
novembro 23, 2023, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Catedratico
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado