Dissertação

Virtual Reality for study of Cognitive-Motor Interference in upper-limb tasks using unobtrusive Hand Tracking EVALUATED

No processo de rehabilitação de membros superiores em pacientes que sofreram de um episódio de AVC, existem várias formas de melhorar o interesse e envolvimento nas tarefas designadas. Alguns dos métodos que podem ser implementados são a introdução de Ambiente de Realidade Virtual, no qual as tarefas são executadas, e a implementação de elementos de jogo nas tarefas de rehabilitação. A introdução de, especialmente, elementos de jogo apresentam um problema que advém da inserção de uma carga cognitiva extra ao paciente. Este assunto levanta a questão, será que o facto de uma possível falha na conclusão da tarefa tem origem na incapacidade motora da pessoa, ou então será que se deveu a à carga cognitiva acrescentada ser demasiado elevada? Então, nesta tese é proposto um estudo, focado em pessoas saudáveis, no qual a Interferência Cognitiva-Motora é quantificada para diferentes níveis de dificuldade da tarefa cognitiva. A tarefa implementada é um simples questionário matemático onde os participantes têm de identificar se a equação mostrada está correta ou errada, mas apenas quando a resposta correta é um número par. A tarefa motora dentro do exercício é a ação de clicar um botão virtual. As experiências mostraram que existiu um aumento na prioritização da sub-tarefa cognitiva quando a dificuldade desta aumentava, comprometendo mais o desempenho na sub-tarefa motora com a finalidade de manter o desempenho da sub-tarefa cognitiva.
Rehabilitação, Realidade Virtual, Interferência Cognitiva-Motora, Elementos Jogo

junho 29, 2022, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Athanasios Vourvopoulos

ISR

Investigador

ORIENTADOR

Alexandre José Malheiro Bernardino

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado