Dissertação
V2X communication in 5G networks EVALUATED
O congestionamento do tráfego rodoviário é um problema real nos centros urbanos, não só devido ao tempo perdido no trânsito, mas também devido ao aumento do consumo de combustível, que é prejudicial para o ambiente. A introdução de aplicações nas redes veiculares para lidar com a gestão do tráfego apresenta alguns requisitos de baixa latência e de alta fiabilidade, em que a utilização de tecnologias celulares na comunicação sidelink é bastante útil. Este trabalho define uma arquitetura para avaliar como a utilização do 5G pode melhorar a eficiência do tráfego e como se comporta contra o seu antecessor, LTE, analisando o comportamento de ambas as tecnologias de comunicação na gestão de um cruzamento. O cruzamento é controlado por um semáforo inteligente que tem como objetivo reduzir os tempos de espera e aumentar o fluxo de tráfego. Os resultados são obtidos através de simulação utilizando o simulador Veins construído sobre o OMNet++, com os módulos Simu5G e SimuLTE para a simulação de 5G e LTE, respetivamente. A simulação analisa vários cenários diferentes, começando com uma simples intersecção no espaço livre e terminando com um cenário real nas ruas de Barcelona, com todos os obstáculos necessários para tornar a topologia da estrada o mais realista possível. A análise conclui que a introdução de um semáforo inteligente nos cruzamentos pode melhorar significativamente o fluxo de tráfego e os tempos de espera. Além disso, o estudo do 5G versus LTE demonstra a vantagem do primeiro nas várias camadas da stack de protocolos.
novembro 30, 2023, 13:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado