Dissertação

Operational Analysis of an Axial and Solid Double-Pole- Tweeted -Rotor Configuration in a PM Flux Switching Generators EVALUATED

Duas características vantajosas para os geradores de aeronaves são o facto de os enrolamentos da armadura e as fontes de excitação PM serem colocados no lado do estator (reduzida manutenção e fácil dissipação térmica). A existência de um rotor bem definido, não dependente de ímanes permanentes ou de enrolamentos de excitação, não é vulnerável a esforços mecânicos. Neste contexto, foi concebido um gerador de magnetos permanentes duplamente salientes (DSPM), optimizando o tamanho do estator e a estrutura do rotor para minimizar a ondulação de binário e maximizar a densidade de binário do gerador. Foi utilizada uma estratégia de conceção multiobjectivo baseada numa análise de elementos finitos 2D para a conceção da máquina. Foi definida para ter características mais próximas do ótimo, a fim de obter a potência necessária de 90 kW a 3000 rpm para alimentar um sistema simplificado de distribuição de energia eléctrica de um Boeing 767. A máquina só podia fornecer a potência necessária a 3000 rpm relativamente ao modelo de elementos finitos 2D, o que demonstra que o modelo 2D dá resultados optimistas quando comparado com o modelo 3D FEM. No entanto, o modelo 3D mostra que a eficiência ainda apresenta valores muito razoáveis de 92%, o que sugere que este projeto é uma solução plausível.
Gerador de Magnetos Duplamente Saliente, Binário Oscilatório, Fluxo Ligado, Densidade de Binário

novembro 21, 2023, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco Ferreira da Silva

IDMEC

Investigador

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedratico