Dissertação

Energy Resources Scheduling Considering Power and Hydrogen Grids EVALUATED

A utilização de veículos elétricos tem vindo a aumentar, maioritariamente com a adoção veículos elétricos híbridos plug-in (VEHP) e veículos elétricos a baterias (VEB). Ao mesmo tempo, veículos de células de combustível de hidrogénio (VCCH) têm sido propostos, existindo algumas marcas que ofere- cem esta tecnologia. No futuro, esspera-se que ambas as tecnologias partilhem uma parte importante do setor de trasporte/mobilidade substituindo os veículos com motor de combustão interna. Por outro lado, o conceito de comunidades energéticas está a emergir como solução para o crescimento de en- ergias renováveis incentivando o maior envolvimento dos consumidores no sector energético. Nesta tese, é proposto um método de planeamento de energia para comunidades energéticas considerando a gestão de VEBs e VCCHs em conjunto com outros recursos energéticos distribuídos (consumidores ac- tivos, sistmas fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia) e redes eléctrica e de hidrogénio. Um caso estudo considerando difentes percentagens de VEBs e VCCHs é apresentado com o intuito de analisar o funcionamento das comunidades energéticas em diferentes consdições de operação. Os resultaos obtidos na tese, demonstram que duas redes podem ser optmizadas simultaneamente. Com- parandos os diferentes cenários, pode-se concluir que a utilização de VEBs apresenta menores custos mas tende a sobrecarregar o uso da rede elétrica, o que, implica um custo na expansão da mesma.
Comunidades Energéticas, Planeamento da Operação, Recursos Energéticos Distribuídos, Veículos Elétricos a Baterias, Veículos de Células de Combustível

junho 28, 2022, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Gabriel Valente Morais

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar