Dissertação

Design of the Electric Powertrain System of a Fully Autonomous Small Vessel EVALUATED

Esta tese segue o desenvolvimento de um veículo de superfície não tripulado (USV), focado no sistema de propulsão eléctrica presente no mesmo, desenvolvido pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique. Pretende-se modelar o sistema composto por dois grupos de motor DC e hélice, e um casco. O motor DC é caracterizado com base no seu circuito eléctrico equivalente, cujos parâmetros são determinados experimentalmente. Através de um conjunto de ensaios experimentais, cada parâmetro é estimado e validado para um regime contínuo e transitório. Depois de definir o comportamento dinâmico do USV, i.e., equilíbrio de forças, com um grau de liberdade, é possível caracterizar as hélices através de análise teórica e experimental, e o casco através de análise teórica. Para a caracterização experimental das hélices, uma montagem experimental foi construída e testada num canal de água. O modelo é depois calibrado e é lhe adicionado um modelo simplicado das baterias. Com base nos modelos desenvolvidos uma avaliação preliminar às capacidades e limitações do USV é realizada.
Veículo de superfície não tripulado, Propulsão eléctrica, Estimativa de parâmetros, Motores DC, Hélices

junho 29, 2022, 12:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ricardo Filipe Sereno Póvoas

Escola Náutica Infante D. Henriques

Professor Adjunto

ORIENTADOR

João Filipe Pereira Fernandes

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar