Dissertação

Funchal Port as an Energy Hub: Optimal Resources Management EVALUATED

Os portos marítimos representam um papel vital no comércio internacional no mundo, considerando que o transporte marítimo é o método mais eficiente e comum para o transporte de qualquer carga. Dada esta importância, enfrenta desafios devido às metas definidas pelos países relacionadas com a descarbonização do sector. A principal é o OnShore Power Supply, a ligação do navio ao porto durante os períodos em que o navio fica atracado, mudando completamente o papel dos portos marítimos e a forma como sua infraestrutura de energia e controle deve ser desenvolvida e instalada. Esta tese irá propor uma metodologia com quatro Use Cases sequenciais. Permitirá a gestão energética de um Porto considerando o fornercimento de energia aos navios, bem como a gestão dos recursos energéticos distribuídos internamente, como a produção solar, a estação de carregamento de veículos eléctricos para a rede, o sistema de armazenamento de baterias e a própria demanda portuária, para o Caso do Porto do Funchal em particular. O Use Case 3 irá propor baterias bidirecionais para navios elétricos. No Use Case 4 final, o modelo inclui uma rede de Hidrogénio, com geração e armazenamento de Hidrogénio no local, transformando o sistema num Energy Hub, com esta rede a funcionar como backup e armazenamento de energia adicional. Os resultados obtidos foram que o Porto cumpre os objetivos definidos em cada Use Case, possibilitando o caminho da descarbonização, bem como a obtenção de consideráveis ganhos financeiros, através da possibilidade de reduzir a potência contratada de forma segura.
Hub Energético, OnShore Power Supply, Navios elétricos, Serviços para a Rede

novembro 19, 2024, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Cindy Paola Guzman Lascano

INESC-ID

Investigador

ORIENTADOR

Hugo Gabriel Valente Morais

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado